MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


SALATHIEL COELHO


Salathiel Coelho nasceu na cidade de Esperança, no Estado da Paraíba, no dia 17 de dezembro de 1931.

Iniciou suas atividades artísticas como locutor, em comício, pelo nordeste brasileiro. Em 1948 foi para São Paulo e depois Rio de Janeiro. E nessas cidades exerceu atividades no rádio, televisão, cinema e discos.

Locutor de cabine, sonoplasta de filmes documentários e longas –metragens, foi ainda operador de vídeo, contra-regra, produtor musical de rádio e televisão. Foi produtor de discos, discotecário, sonoplasta de televisão e autor de peças teatrais. Trabalhou nas seguintes empresas: Rádio Tamoio do Rio de Janeiro; Rádio Piratininga de São Paulo; Rádio Tupi de São Paulo; Rede Tupi de Televisão, desde o dia de sua inauguração; TV Cultura; Rede Globo; Rede Bandeirantes de São Paulo; Instituto de Pesquisas Espaciais, em São José dos Campos, consultor de Rádio e Televisão do Projeto SACI (Satélite Avançado de Comunicação Interdisciplinar); Tupperware do Brasil, como produtor musical da linha de shows nas convenções nacionais, por 13 anos. Como produtor de trilhas sonoras de novelas, trabalhou nas empresas: R.C.A. Victor; Phillips; Odeon; Copacabana; Continental, tendo sido gerente de Artistas e Repertórios nas empresas Chantecler e R.G.E.

Em dublagem, fez bandas internacionais para as empresa: Adil Fonobrasil, Ibrason e B.K.S – São Paulo. Como autor fez o argumento cinematográfico do longa-metragem “Cio, Uma Verdadeira História de amor”, estrelado por Marlene França e Francisco Di Franco. Escreveu duas peças teatrais: “O Homem que veio do Céu” e “Macação” encenados por Bibi Ferreira, Lima Duarte, Armando Bogus e Maria Luiza Castelli. Escreveu uma novela de televisão: “Ama de Sangue”.

Desde 1988 a 1999, esteve fora do Brasil e suas atividades internacionais foram: Diretor Musical de Novelas e Banda Internacional da Marte Television de Caracas, Venezuela; Diretor Musical de Novelas e Banda Internacional da Telelíbera Italiana Rete A de Milão-Itália. Diretor da Banda Internacional de Novelas para a Rádio e Televisão Portuguesa via N.B.P, Lisboa – Portugal. Na Televisão do Brasil, Salathiel Coelho criou: o Chacrinha, Benito de Paula e as Trilhas Sonoras de novelas. Ganhou por tudo isso inúmeros prêmios, entre os quais: Roquete Pinto, Troféu Chico Viola, Prêmio Governador do Estado de São Paulo, e vários outros. Hoje, morando no interior paulista, o inteligente e criativo Salathiel tem 2 livros prontos, e temsempre idéias geniais sobre música, cinema, televisão.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação