MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RUY REY


Ruy Rey foi um cantor, que se chamava em verdade Domingos Zemiani. Ele nasceu na capital do estado de São Paulo, em 1915.

Desde garoto gostava de cantar e, quando já adulto, cantava em cabarés da cidade. Era crooner do conjunto dos Irmãos Cópia. Em 1940, assinou seu primeiro contrato com uma emissora de rádio, que foi a Rádio Tupi. Escolheu então o nome de Domingos Lima. Logo depois passou pelas emissoras de rádio Tupi e Cosmos. Ao mesmo tempo, na noite, tocava saxofone na Orquestra Século XX, de J. França.

Em 1943, mudou-se para o Rio de Janeiro e assinou contrato com o Cassino Copacabana. Em 1944, foi cantar na Rádio Nacional, a mais importante emissora brasileira, a convite de Haroldo Barbosa. Sua popularidade cresceu e ele gravou seu primeiro disco, pela Continental, com o bolero ” Nadie”, do famoso Agustin Lara. Em 1948, fundou a “Orquestra Ruy Rey”, e ficou conhecido com suas gravações latino-americanas. Em 1949, gravou sua primeira composição, em parceria com Rutinaldo Silva: ” Naná”. No começo dos anos 50, Ruy Rey era um dos principais artistas do rádio brasileiro, tanto que era chamado por César de Alencar de ” El querido cantor de las Américas”.

Foi quando a Companhia Cinematográfica Atlântica fez vários filmes musicais. Ruy Rey participou de todos eles, como ator e chefe de orquestra. Entre esses filmes, estão: ” Este Mundo É Um Pandeiro”, ” Carnaval no Fogo”, ” Aviso aos Navegantes”. Todos eles tiveram um grande público e essa foi a época áurea da Atlântica. Ruy Rey gravou a música de Braguinha e Almeida: ” A Mulata É A Tal”, que todo o povo cantou.

Ruy Rey era também artista plástico. Fez várias exposições de quadros e, embora sendo autodidata, vendeu bem. Deixou gravados dezenas de discos de 78 rotações e diversos LPs com sua orquestra.

Ruy Rey faleceu em 26 de Março de 1995.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação