MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RUY MATTOS


Ruy de Castro Mattos nasceu em 16 de julho de 1936, no bairro de Ipanema, no Rio de Janeiro. Ele é filho do contabilista Aníbal Nadir de Mattos e da dona de casa Ainda de Castro Mattos.

Começou a trabalhar em rádio muito cedo, como contínuo da Rádio Nacional,em 1950. E ali ficou até 1960.

Foi então convidado por Walter Clark, em 1966, para trabalhar na TV Globo. Foi ser operador de vídeo dos programas: “ Uni Duni Te”, também do “ Capitão Furacão”, do “ Clube do Titio” e do “ Mundo Mágico do Alakazan”. Passou depois a assistente de estúdio e a assistente de produção. Trabalhou nos programas:” Casamento na TV” e “ Balança Mas Não Cai”.

Em 1968, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, dividiu a produção da emissora, nomeando responsáveis por áreas. Augusto César Vanucci ficou responsável pela linha de shows; Daniel Filho pela dramaturgia. E Ruy Mattos ficou assistente de Augusto César Vanucci.

Mas logo foi ser produtor de programas como: “ Dercy Espetacular”; “ Oh Que Delícia de Show;” Faça Humor, Não Faça Guerra”; “ Alô Brasil, Aquele Abraço”, ao lado do diretor Mário Luz Vaz. Na década de 70, foi coordenador e produtor do: “Programa Haroldo Barbosa”. Foi Ruy Mattos o encarregado de alugar o “ Teatro Fênix”, onde foram feitos os programas de Chico Anysio, que fez com Ruy Mattos sólida parceria. Ali foram feitos o: “ Lingüinha X Mr Yes”; “ Chico City”; “ Chico Total”; “ Chico Anysio Show”. Ruy era o coordenador e produtor de todos eles.

Ruy Mattos ainda foi o produtor dos programas de “ Roberto Carlos”-Especial de Fim de Ano, de 1974 a 1978. Produziu também o “ Brasil Especial”. Coordenou e produziu “ Os Trapalhões”, que entrava na programação. Foi diretor de produção do “ Sítio do Picapau Amarelo”. Em 1980, participou da criação do programa: “Caso Verdade”, que teve 80 episódios. Trabalhou no “ Cassino do Chacrinha”, como diretor de produção.

Começou então a produzir também novelas, em 1986. Fez: “ Roda de Fogo”. Passou a ser diretor-executivo de todas as novelas. Coordenou: “ Gente Fina”, Barriga de Aluguel”, “ Explode Coração”, que foi a 1ª novela gravada no Projac-Central Globo de Produção. Trabalhou em “ O Rei do Gado”, “Terra Nostra”, “ Suave Veneno”, “ Força de Um Desejo”,” Laços de Família”.

Em 2001, Ruy Mattos deixou a produção de novelas e voltou à linha de shows e programas humorísticos. Produziu: “ Escolinha do Professor Raimundo”, “ A Turma do Didi”, “ Zorra Total”, “ Gente Inocente”.

Mas voltou a produção de importantes minisséries, como: “ Os Maias” e “Presença de Anita”.

 

por Vida Alves

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação