MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RUBENS FURTADO


Rubens Furtado é mineiro. Iniciou sua carreira na ZYT-9- Rádio Industrial de Juiz de Fora, sua cidade natal. Ainda naquela época, bem jovem, tornou-se um dos nomes mais importantes do rádio mineiro. No fim da década foi para São Paulo, capital, e no ano de 1950 presenciou a inauguração da Televisão Tupi.

Tornou-se funcionário dessa emissora e foi rapidamente galgando cargos mais elevados, atétornar-se diretor artístico da TV Tupi do Rio de Janeiro. Na ocasião já existia a Rede Tupi de Televisão e ele passou a ser o diretor superintendente de toda a Rede. Quando houve a derrocada das Emissoras Associadas, Rubens Furtado foi transferido para São Paulo, pois todos o achavam o mais capaz de conseguir melhorar a situação e evitar a derrocada fatal.

De temperamento comedido e educado, não foi, porém possível evitar o fechamento da emissora.Depois disso Rubens Furtado foi contratado pela Bloch Editores e foi dirigir a Rede Manchete de Televisão. Aí ficou por seis anos. Em 1988, João Saad o chamou e ele, ainda que morando no Rio de Janeiro, passou a trabalhar como diretor artístico em São Paulo. Ele foi responsável por sua reformulação e transformação em emissora de esportes.Ficou no cargo por muitos anos, quando resolveu se retirar da vida artística e se dedicar a vida do campo.

Rubens Furtado foi amado, respeitado e estimado. Sempre achou necessário colaboração de capital estrangeiro, para que as redes abertas continuassem a existir. Dizia que é preciso muito amor e ética, para que a televisão brasileira possa ir adiante.

Faleceu em 07 de dezembro de 2011, aos 80 anos, vítima de um infarto.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação