MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RUBENS CORRÊA


Rubens Alves Corrêa nasceu na cidade de Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, em 23 de janeiro de 1931.

Desde cedo se interessou por arte e se formou no Teatro Tablado em 1951, na mesma turma que o ator Ivan de Albuquerque, com quem ele fundou em 1960, o Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro.

Estudou com Antonin Artaud, e dava preferência para personagens com alta carga dramática. Preferia o chamado “Teatro da Crueldade”. E se tornou um dos maiores atores brasileiros, principalmente nos nossos palcos.

No Teatro, onde começou, foi premiado várias vezes e teve atuações marcantes em “Diário de um Louco”; “Colombo”; “Marat Sade”; “Hoje é Dia de Rock”; “A China Azul”; “O Arquiteto e o Imperador da Assíria”; “O Beijo da Mulher Aranha”; “O Assalto” e “Artaud”.

No Cinema estreou em 1969, vivendo um médico na comédia “As Duas Faces da Moeda” e em 1971 esteve em “Na Boca da Noite“. Nos anos 1980 se tornou nas telas uma presença constante nos filmes baseados em obras de Nelson Rodrigues, e atuou em “Perdoa-me Por Me Traires”;  “Bonitinha Mas Ordinária” e “Álbum de Família”. Também atuou com destaque em “Tanga (Deu No New York Times) em 1987 e em “Lua de Cristal” em 1990.

Estreou na TV em 1956, no programa “Teatro de Variedades Moinho de Ouro” na TV Rio, e depois em 1967 estava no elenco da novela “Os Miseráveis“, a primeira da TV Bandeirantes. Mas foi nas TVs Globo e Manchete que se destacou nas produções televisivas, participando das novelas “Partido Alto” e “Mandala”, além da minissérie “Abolição” na TV Globo e em seguida, a partir de 1989, estrelando as principais atrações da TV Manchete: “Kananga do Japão”; “Pantanal”; “Escrava Anastácia”; “Ilha das Bruxas”; “Amazônia”; “O Marajá” e “Guerra Sem Fim”.

Seu último trabalho na TV foi na minissérie “Decadência”, em 1995, com o personagem Albano Tavares.

Rubens Corrêa faleceu em 22 de janeiro de 1996, vítima de complicações decorrentes da AIDS, um dia antes de completar 65 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação