MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROSSINI PINTO


Rossini Pinto nasceu em 24 de janeiro de 1937 na cidade de Mimoso do Sul, no Espírito Santo.

Foi cantor, compositor, jornalista e produtor musical. Como cantor lançou 19 discos e como compositor foi um dos mais importantes do Movimento da Jovem Guarda.

Começou a carreira trabalhando como repórter do diário esportivo Jornal dos Sports e do Correio da Manhã. Em 1960, musicou o poema “Convite de Amor” e em 1961 assinou com a Copacaban Discos, onde lançou seu primeiro disco em 1961.

Com as inúmeras versões que realizou de canções estrangeiras na época da Jovem Guarda, ficou conhecido como um dos mais ativos compositores dos anos 1960, com versões e composições próprias para Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, como por exemplo a música “Ternura“, um dos grandes sucessos de Wanderléa.

Como cantor gravou acompanhado de Renato e Seus Blue Caps e de The Fevers e fez sucesso com as canções “Ford de Bigode”; Carruagem” e Amor e Desprezo“. Para o Rei Roberto Carlos ele compôs “O leão está solto nas ruas”; “Eu te adoro, meu amor”; “Parei, olhei” e “Só vou gostar de quem gosta de mim”.

Rossini Pinto, que durante sua carreira gravou 17 discos, faleceu em consequência de insuficiência renal aguda em 25 de junho de 1985, no Rio de Janeiro, aos 48 anos de idade. Foi sepultado no Cemitério Parque Jardim da Saudade, na capital carioca.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação