MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROSITA THOMAZ LOPES


Rosa de Carvalho e Silva nasceu no Rio de Janeiro, em 1º de junho de 1920.

Com o nome artístico de Rosita Thomaz Lopes, seu começo artístico foi no Cinema, em 1956, quando atuou em ”Com Água na Boca”, e depois atuou também em “Sangue na Madrugada”; ”Encontro com a Morte”; ”El Justicero”; ”Mar Corrente”; “Garota de Ipanema”; ”Os Viciados”; ”Pobre Príncipe Encantado”; ”Ipanema Toda Nua”; ”Um Marido Sem….É Como Um Jardim Sem Flores”; “O Descarte”; ”Enigma para Demônios”; ”A Lira do Delírio”; ”Os Três Mosqueteiros Trapalhões”; ”Faca de Dois Gumes”; ”Stelinha” e ”A Causa Secreta”.

No Teatro ela estreou em 1957, fazendo a Madastra no espetáculo infantil “A Gata Borralheira” e também atuou em “Esquina Perigosa”; “Living-Room”; “Dona Rosita, a Solteira”; “O Idiota”; “Castelo na Suécia”; “Desde os Tempos de Eva”; “Week-End” e “O Preço de um Homem”.

Em Televisão, Rosita Thomaz Lopes começou na TV Rio, em 1963, fazendo a novela ”A Morte Sem Espelho”. No mesmo ano fez ainda ”Pouco Amor Não é Amor”. Em 1965, fez na TV Paulista, a novela ”Paixão de Outono”, e em 1969, ”Um Gosto Amargo de Festa”, na TV Tupi.

Foi para a TV Globo em 1972, onde atuou nas novelas ”Uma Rosa Com Amor”; “Carinhoso”; ”Super Manuela”; ”Escalada”; ”Anjo Mau”; ”Nina”; ”Te Contei?”; “Marrom Glacê”; ”Brilhante”; ”O Jogo da Vida”; “Avenida Paulista”; ”Guerra dos Sexos” e ”Louco Amor”. 

Em 1987, Rosita Thomaz Lopes passou para a Rede Manchete, onde fez as novelas ”Helena” e depois ” Carmem”, voltando para a TV Globo em 1989, para fazer a novela “Bebê a Bordo“, atuando ainda em “Top Model”; “Rainha da Sucata”; “Lua Cheia de Amor”; “Perigosas Peruas”; ”Agosto ”; “Olho no Olho” e “Pátria Minha”. Em 1997, na TV Manchete, atuou na novela “Xica da Silva” e seu último trabalho foi na novela ”Força de um Desejo”, na TV Globo, em 1999.

Em 2005, a atriz, então já com mais de 80 anos, teve uma queda e precisou colocar prótese na perna esquerda, e outra no punho. Parou então completamente de trabalhar.

Rosita Thomaz Lopes faleceu em 9 de março de 2013, aos 92 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, por falência múltipla de órgãos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação