MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROSEMARY


Rosemeire Pereira Gonçalves é o nome verdadeiro da cantora Rosemary. Ela nasceu na bairro de Bonsucesso, subúrbio do Rio de Janeiro em 07 de dezembro de 1946.

Ainda era bem garotinha, tinha só oito anos, quando foi cantar no programa “O Clube do Guri“, da TV Tupi do Rio de Janeiro. Ela atuou como amadora até os 14 anos, quando se transformou em Rosemary, adotando enfim esse nome.

Em 1962, gravou seu primeiro disco em 78 rotações pela Continental. Foi o “Eu Sei“, tradução de “I Know”, de Bárbara George. Aí Rosemary assinou contrato com a RCA e gravou muitos compactos e lançou músicas da cantora italiana Rita Pavone no Brasil.

Em 1964, Rosemary gravou seu primeiro LP, “Igual a Ti Não Há Ninguém” e fez parte do movimento musical da Jovem Guarda, ao lado de Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso e vários outros jovens cantores. Ela ficou conhecida como a Fada Loira da Jovem Guarda.

Com o final do movimento musical, Rosemary investiu na carreira fazendo temporadas em boates e casas noturnas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Em 1976, Rosemary conheceu o produtor musical Abelardo Figueiredo, que dirigia, em São Paulo, a casa noturna O Beco. E foi um sucesso a parceria de ambos. Com orientação artística de Abelardo, Rosemary estourou com seu lindo corpo, sua figura elegante e seu jeito gracioso de cantar e de dançar.

Nessa época ela lança o disco “Rose, Rose, Rosemary“, título do show com o qual ficou em temporada no O Beco por 8 meses, e depois excursionou com sucesso pelo exterior. Em 1979, voltou ao Beco, com o show “Meu Brasil Brasileiro”, que depois foi exportado para Paris. Londres, Lisboa, Bonn e Estados Unidos, onde ela se apresentou até para o presidente americano Jimmy Carter, na Casa Branca. Nessa ocasião ela cantou “Manhã de Carnaval”, “Feelings” e “Aquarela do Brasil” com muito sucesso.

Em 1982, Rosemary teve músicas em trilha sonora de novela, nas paradas musicais e gravou o disco “Rosemary Paixão” e montou o show “Rosemary Mulher“. Também trabalhou no cinema como atriz no filme “Meus Homens, Meus Amores” e nas novelas “Ti-Ti-Ti” e”Cambalacho“.

No início dos anos 1990 fez temporada na casa de espetáculos Palladium, em São Paulo e gravou com Amado Batista. Ela gravou mais de 20 compactos simples, oito compactos duplos e 12 LPs ou CDs.

Em 2000 fez uma excursão pela Ásia, realizando shows em 17 cidades chinesas, e de volta ao Brasil lançou em 2006 o projeto “Mulheres da Mangueira” que lhe valeu um CD, um DVD e um show que excursionou pelo País, só interpretando canções que falassem sobre a escola de samba e as suas tradições.

Rosemary é também muito conhecida por sua paixão pelo Grêmio e Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, escola do carnaval carioca pela qual ela desfila há mais de 40 anos.

Na década de 1980 ela encampou uma campanha pela construção do Museu Carmem Miranda e em 2010 fez parte de um movimento e de uma campanha pela desoneração da indústria fonográfica brasileira e por uma melhor aposentadoria para os artistas.

Em 2015, foi contratada pelo SBT para fazer parte do reality show “Esse Artista Sou Eu” onde teve que fazer performances elogiadas de grandes estrelas da música e da TV como Virginia Lane, Dalva de Oliveira, Glória Stefan e Hebe Camargo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação