MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROSA MARIA


Rosa Maria foi a primeiragarota-propaganda da TV Tupi, a pioneira. Seu nome completo é Rosa MariaOropallo. Morena, bem brasileira , bonita e fotogênica,Rosa Maria criou umestilo que depois foi muitas vezes copiado. E em todas as emissoras, que vierama seguir. A idéia era trazer mulheres bonitas e elas decoravam um texto eapresentavam um produto, nos intervalos da programação. Isso deu tão certo,que a coisa prosperou. Rosa Maria começou apresentando uma loja de modas, quese chamava:” Marcel Modas”e o seu quadro chamava-se:”A Tentaçãodo Dia”. Rosa Maria terminava, dizendo graciosamente ao público:”Não é mesmo uma tentação?”.Isso foi em 1951. A televisão tinha sóalguns meses de vida. E o seu bordão pegou em toda a cidade. As moças gostavamde imitar Rosa Maria e dizer aos rapazes:”Não é mesmo umatentação”?.

As garotas-propaganda ficaram tãoimportantes, que eram as verdadeiras “estrelas da televisão”.Apareciam em todos os jornais e nas capa de revistas e algumas chegavam aapresentar por dia, até mais de dez comerciais. Decoravam com uma velocidadeinacreditável, e se maquiavam e se trocavam a cada produto apresentado.Enfeitavam realmente a programação.Isso acontecia principalmente porque oscomerciais gravados eram poucos e só as grandes empresas os produziam. As lojasde varejo, que foram os primeiros anunciantes, acharam mais fácil recorrer àmoda brasileira, para vender seus produtos. E assim inúmeras moças foramaproveitadas, tais como: Marlene Mariano, Idalina de Oliveira, ClariceAmaral, e até atrizes, como : Vida Alves, Odete Lara, Lolita Rodrigues einúmeras outras.

Rosa Maria começou na TV Tupi, em1950. Voltando de uma viagem à Europa, soube que Edmundo Monteiro, diretor-presidente das Emissoras Associadas, estava procurando uma garota, que fossebonita e charmosa, para a primeira experiência de comercial ao vivo. Rosa seapresentou e foi aceita.E nesse primeiro trabalho ficou por quatro anosconsecutivos.E aí conquistou tantos fãs, que dizem que até o entãopresidente Jânio Quadros,um dia a viu nos corredores da TV Tupi, se acercou elhe fez um elogio, o que Rosa Maria recebeu com elegância, mas mantendo umadist6ancia respeitosa.O filho de Rosa Maria, que hoje tem mais de trinta anos,diz sobre a mãe:”O sex appeal sempre alavancou os comerciais. Mas minhamãe sempre soube usar isso com o maior profissionalismo”.

Hoje, afastada da televisão,Rosa Maria mora com seu filho Roberto Carnicelli e trabalha graciosamente parauma ONG, que ensina informática para menores carentes. Inteligente e muitobonita, realmente Rosa Maria marcou a televisão, com sua presença forte e perspicácia.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação