MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROGÉRIO FARHAT


Jose Rogério Shkair Farhat era paulistano de 11 de outubro de 1945. Morador do bairro da Vila Mariana, forma-se em Direito na Universidade Mackenzie, na turma de 1969. Trabalha como advogado na Assembléia Legislativa de São Paulo e também em federações desportivas e em 1997 chega a televisão, como o advogado do programa “Ratinho Livre”, na TV Record.

Dando orientações jurídicas no ar, especialmente nos famosos casos de exames de DNA, começa a ter grande sucesso televisivo e no ano seguinte, se transfere com Ratinho para o SBT . Fica 16 anos trabalhando com o apresentador. Essa fama colabora com sua carreira politica. Foi o terceiro vereador mais votado de São Paulo nas eleições de 2000 e reeleito em 2004. Fica oito anos na Câmara Municipal onde aprova importantes ações como o Parlamento Jovem e a Tribuna do Povo.

Em 23 de maio de  2005,apresenta o Projeto de Lei n 297/2005 dispondo sobre a Criação do Museu da Televisão em São Paulo, que após três anos de intenso debate se converte na Lei Municipal n 14756 de 29 de maio de 2008 , promulgada pelo Prefeito Gilberto Kassab. Era o dispositivo legal reconhecendo o Museu do Rádio, da Televisão e novas Mídias da Cidade de São Paulo, uma luta dos pioneiros da televisão, que ganhou força com a criação da PRÓ-TV em 1995.

O Dr. Farhat depois de duas eleições onde não conseguiu se reeleger 2008 e 2012. Faleceu aos 69 anos em 14 de dezembro de 2014 , sendo sepultado no Cemitério  Gethsêmani, na cidade de São Paulo onde nasceu, trabalhou e engrandeceu com suas ações  políticas e jurídicas.

 

Em 14-08-2017 / Fabio Siqueira

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação