MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROGÉRIO BRANDÃO


Rogério Brandão nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 4 de abril de 1954. Desde cedo percebeu que gostava de estudar e que iria para o campo das comunicações. Mesmo assim encaminhou-separa a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e terminou o curso, em Belo Horizonte. Mas, a seguir, foi fazer bacharelado em História e Jornalismo.Depois fez pós graduação em TV Broadcast e Mass & Média: Técnicas de Comunicação Social.

Estudou também inglês, espanhol e francês. Agora já estava preparado para o que queria. E procurou uma emissora de televisão. Foi a TV Vila Rica, atual TV Bandeirantes, de Minas Gerais. Seu campo de atuação foi o jornalismo, também se dedicando à direção de produção e programação.Tendo um perfil bem humorado, pró-ativo, comunicador, logo foi se adaptando ao meio e fazendo amigos. E foi crescendo. Deixou Minas Gerais e veio para São Paulo. Esteve na TV Gazeta de 1987 a 1990, como diretor geral e diretor de produção. Foi então o criador do Projeto TV Desindexada, conceito de TV segmentada na TV aberta. Foi diretor do ‘TV Mi’x, diretor do programa “ClipTrip- Hit Parade”. Isso foi antes da MTV Brasil. Ainda foi diretor do programa político “Fogo Cruzado”, com o jornalista Alexandre Machado.

Em 1991 foi para a Miksom Produtora Independente e ali ficou até 1994. Foi o diretor geral de:”Sucesso”, programa mensal,jornalístico,internacional, exibido na Rede Manchete de TV. Nesse programa foram entrevistadas personalidades, como Isabella Rosselini, Jane Fonda, Franco Zefirelli, Federico Fellini, Ted Turner, entre outros. No Grupo Bandeirantes de Comunicação esteve por duas ocasiões. De 1994 a 1997 foi diretor artístico do Canal 21. Foi o criador desse canal, com conceito do jornalismo urbano local ao vivo, com prestação de serviços e entretenimento para acidade de São Paulo. Foi ainda o responsável pelo “TV Fish-Os Peixinhos”, que ia ao ar no final da programação.

E criou o” Cine Trash”, resgate do Zé do Caixão, adaptado para jovens. Em 1997 foipara a Rede Globo de Televisão, como assessor criativo do núcleo de RobertoTalma. De 1998 a 2000, esteve na TV Cultura de São Paulo. Foi RogérioBrandão o criador da ABEPC, Associação de Emissoras Públicas eCulturais, a Rede Pública de Televisão. Criou o “Projeto Cultura 30Anos”; o “Provocações”.”As Faces do Mundo””.Além disso , participou de renegociações com fornecedores, comprodutoras internacionais, fez grandes parcerias, inclusive pararetransmissão no Brasil da Copa dos Campeões da Europa. Foi uma fase bemprodutiva, tanto para Rogério Brandão , como para a TV Cultura, que,entre os anos 1998 e 2000 , recebeu vários prêmios internacionais.Em 99 recebeu o EMMY Internacional , pela Melhor Programação para Crianças eainda o Prêmio Ibero-Americano, pelo Projeto “TV Cultura-30 anos”.

Isso foi no México. Em 2000, o Prêmio Emmy Internacional, como melhor programação juvenil, também foi ganho pela TV Cultura, durante a gestão de Rogério Brandão. Ele, aliás, havia já recebido anteriormente vários outros prêmios internacionais. Rogério Brandão também se dedicou com muito sucesso a eventos grandiosos, como: São Paulo Fashion Week; BH Fashion Week; shows de Adriana Calcanhoto, Beto Guedes, Emilio Santiago,Zeca Baleiro. Foi o diretor geral da retransmissão do Expresso 222, deGilberto Gil, entre tantos outros eventos e acontecimentos. Foi ele ainda o diretor geral da transmissão do Rock in Rio, em 2001, ao vivo, para os assinantes da DirecTV, para toda a América Latina.

Esteve depois na Rede Record de Televisão e na EBC, sempre emprestando sua criatividade e conhecimento às emissoras.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação