MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROBERTO RONEY


Roberto Roney nasceu em 13 de janeiro de 1939, na cidade do Rio de Janeiro.

Ele estreou na TV Tupi, em 1963, sempre fez papeis humorísticos, mas fez também pequenas intervenções em novelas. Em 1967, na TV Globo, participou do programa “Riso Sinal Aberto” e depois de 1969 a 1971, esteve em “Balança Mas Não Cai”. Voltou para a TV Tupi em 1972, e lá atuou nos programas “Café  Sem Concerto” e “Central do Riso”.

Nos anos 1970, Roberto Roney ainda esterve nos programas “Comédia do Costinha”; “Domingo é Dia de Show”; “Rio, Boa Praça”; “Agência Lig-Pag”; “Deu a Louca no Show” e “Risoteque 78”, todos na TV Tupi. Em 1979, ele foi para a TV Globo, onde viveu o personagem Marcolino no seriado infantil “Sítio do Picapau Amarelo” e depois fez “Os Trapalhões” de 1982 a 1986.

Voltou para a TV Globo em 1993, para fazer a “Escolinha do Professor Raimundo”, onde ficou por dois anos, e em 1999, foi para o SBT, onde atuou em “A Praça é Nossa”, do SBT. Em 2000, foi para a TV Record fazer a “Escolinha do Barulho”, e em 2005 atuou na novela “A Lua me Disse“, na Rede Globo de Televisão.

Em Cinema, Roberto Roney trabalhou de 1973 a 1985. Esteve em seis filmes brasileiros. Foram eles, “Mais ou Menos Virgem”; “As Moças Daquela Hora”; “Onanias, O Poderoso Machão”; “As Loucuras de Um Sedutor”; “Secas e Molhadas” e “Perdidos no Vale dos Dinossauros”.

Roberto Roney sofria de câncer no pulmão. Em virtude disso, faleceu em 3 de janeiro de 2010, aos 70 anos, no Rio de Janeiro, por insuficiência respiratória.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação