MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROBERTO OROSCO


José Roberto Orosco nasceu na cidade de São Paulo, em 27 de dezembro de 1940.

Começou a trabalhar como ator no Teatro, em 1962, na peça “Quatro Num Quarto“. Dois anos depois já estava na TV Tupi em “Sítio do Pica- Pau Amarelo“, vivendo primeiro o Leão Medroso e depois o Relógio.

Foi para a TV Cultura, nos seus primeiros anos, quando a emissora ainda pertencia aos Diários Associados, e participou das novelas “O Moço Loiro”; “Escrava do Silêncio”; “As Professorinhas”; “Amor de Perdição”; “O Tirano” e “Sangue Rebelde”.

Em 1967, Orosco foi para a TV Tupi e participou do elenco da versão de “Éramos Seis”, feita por Pola Civelli e estrelada por Cleyde Yáconis. Na mesma emissora, em 1968, ele esteve na novela “Os Amores de Bob”.

Ainda em 1968 ele se transferiu para a TV Bandeirantes para ser o Visconde Sabugosa na versão da emissora para “O Sítio do Pica-Pau Amarelo”, e em 1972, teve a grande chance de ir para a TV Globo e ganhar o papel do boneco Gugu, em “Vila Sésamo” que foi um sucesso nacional.

Sempre atuando no Teatro e na Televisão, Roberto Orosco participou de montagens expressiva dos nossos palcos como “A Moreninha”, que ele também faria no Cinema ao lado de Sonia Braga e David Cardoso; “Senhora”; “Pippin”; “Orquestra de Senhoritas”; “A Feira do Adultério”; “As Hienas” e “Tartufo”.

Depois de “Vila Sésamo“, que terminou em 1977, ele fez pequenas participações em novelas e minisséries como “Moinhos de Vento” e “Sampa“, na TV Globo, e na TV Manchete fez “Santa Marta Fabril” e o sucesso “Dona Beija”.

Roberto Orosco faleceu em dezembro de 1989, em São Paulo, vítima de um linfoma.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação