MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROBERTO MIRANDA


Roberto de Amadeu Miranda nasceu em Ouro Fino, interior de Minas Gerais, em 24 de maio de 1944.

Muito jovem, trabalhou com a estrela Cacilda Becker nos nossos palcos em “Oscar”, montagem de 1961, com a qual viajou todo o País e foi para a Argentina. Ele voltou a trabalhar com ela na TV Bandeirantes, no “Teleteatro Cacilda Becker”.

Trabalhou em teleteatros na TV Tupi de São Paulo  e estreou nas telenovelas na TV Globo, em 1965, ao participar de uma das primeiras produções da emissora, “O Ébrio”.

Na TV Excelsior, o canal 9 de São Paulo, atuou na novela “A Menina do Veleiro Azul” e depois na TV Tupi esteve em “Toninho on the Rocks”, estrelada por Antonio Marcos e escrita por Teixeira Filho com direção de Lima Duarte.

No Cinema, trabalhou em algumas pornochanchadas e foi um dos atores preferidos do saudoso diretor Carlos Reichembach, com quem fez “A Ilha dos Prazeres Proibidos”; “O Império do Desejo”; “Amor, Palavra Prostituta” ; “Extremos do Prazer” e “Alma Corsária”.

Foi premiado como melhor ator de Cinema em 1983, por seu trabalho na fita “Amor, Palavra Prostituta” e faleceu em São Paulo, em 27 de novembro de 1999, aos 55 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação