MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROBERTO LEAL


O nome civil de Roberto Leal é Antônio Joaquim Fernandes. Ele nasceu a 27 de novembro de 1951, na cidade que se chama Vale da Porca, Macedo de Cavaleiros, em Portugal. Roberto Leal é cantor e compositor. É português, mas radicado no Brasil.Canta música tradicional portuguesa, fado, MPB, folclore brasileiro e forró.

Roberto Leal veio para o Brasil com onze anos de idade, em 1924, ao lado dos pais e nove irmãos. Morou em São Paulo. Foi vendedor de doces e também sapateiro. Só depois e´que se ligou à música e começou a cantar. E em seguida, a compor suas próprias músicas.

E assim fez grande carreira, tendo gravado 47 músicas e vendido 17 milhões de discos. Ganhou 30 Discos de Ouro e 5 de Platina.

Seu primeiro sucesso foi com a música: “ Arrebita”, conhecida desde 1971, quando foi lançada, até hoje( 2013). Todos ainda a cantam: “ Ai, cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita”.

Roberto Leal fez ainda cinema. Fez o filme: “ Milagre- O Poder da Fé”, que contou com a participação de Chacrinha( programa de quem Roberto Leal participou diversas vezes) ,Elke Maravilha, Lolita Rodrigues. Esse filme foi lançado em 1979 e aborda a vida do cantor.

Roberto Leal decidiu fazer um repertório bem diversificado. Mistura ritmos lusitanos e brasileiros. Canta em português, mas chegou a gravar em mirandês, que é a segunda-feira língua oficial de Portugal.

Roberto Leal ganhou prêmios em Portugal, pelo estudo aprofundado de vários instrumentos musicais, como, por exemplo, a gaita de fole.

Suas principais músicas:

De 1973- “ Arrebita”. De 74: “ Lisboa Antiga”. De 75: “ Minha Gente”. De 76: “Carimbó Português”. De 77: “ Rock-Vira”. De 78_ Terra de Maria”.De 79: “Senhora da Serra”.De 80: “ Obrigado Brasil”.De 81: “ A Banda Chegou”.De 82: “ Foi Preciso Navegar”.De 83: “ Férias em Portugal”.De 84:”Baile dos Passarinhos”. De 85: “ Um Grande Amor”.De 86: “ Dá Cá Um Beijo”.De 87: “Como É Linda a Minha Aldeia”.De 88: “ A Fada dos Meus Fados”. Em 89: “ Em Algum Lugar”.De 90:”Quem Somos Nós”.Em 91: “ Gosto de Sal”. De 92: “Rumo ao Futuro” e “ Romantismo em Portugal”.De 93: “ Raça Humana” De 94: “Vozes de Um Povo”. De 95: “ Festa da Gente”.De 96: “ Alma Minha” e “Refazendo História”.De 97: “ Português Brasileiro”. De 98: “ Forrandovira”. De 99: “ Roberto Canta Roberto”.De 2000:” O Melhor De….”. De 2001: “ Vira Brasil”. De 2002: “Reencontro”.De 2003: “ Folclore l “e “ Folclore ll”, “Sucessos de Verão” , “ Marchas Populares”,” Místico”, “ Fadista”, “ Canto a Portugal”, “Romântico” e “ Brasileiro”.De 2004: “ De Jorge Amado e Pessoa”. De 2005: “Alma- Lusa”. De 2006: “ Sucessos de Minha Vida”. De 2007: “ Canto da Terra”. De 2009: “ Raiç/Raízes”. De 2010: “ Vamos Brindar!”.

Em 2011, Roberto Leal publicou sua autobiografia, intitulado: “ Minhas Montanhas”.

Ele é também dono de um restaurante português, de nome: “ Marquês de Marialva”, em São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação