MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROBERTO KOVALICK


Roberto Kovalick nasceu na cidade de Santana do Livramento, no estado do Rio Grande do Sul, em 24 de março de 1965. Ele é jornalista e repórter. Atua em rádio e televisão. Foi repórter internacional da Rede Globo.

Sua vida:

Formou-se como jornalista, em 1986, pela Universidade federal do Rio Grande do Sul- UFRGS.

Seu começo profissional, foi como estagiário na Rádio da Universidade da UFRGS. Logo foi trabalhar na Rádio Gaúcha, em Porto Alegre. Depois foi jornalista por três anos da RBSTV- afiliada da Rede Globo.

Em 1990, foi para a Rede Globo, como repórter do “ Jornal Nacional”. Fez importantes reportagens,como o sequestro do menino Pedro Tiago de Orleans e Bragança, da família real. Fez o sequestro do ônibus 174. Era colega e amigo de Tim Lopes .

De 2000 a 2004, Kovalick foi repórter em Brasília( tendo antes ficado dez anos no Rio,também como repórter). De 2005 a 2008, foi correspondente da Globo nos Estados Unidos

Ele queria ser correspondente no estrangeiro, desde menino,quando assistiu o filme: “ Todos os Homens do Presidente”, sobre o caso Watergate.

De 2005 a 2008, Kovalick foi correspondente em Nova York. Fez reportagem sobre Michael Jackson para o “ Fantástico”.

Ainda nessa época cobriu , em Nova Orleans o furacão Katrina, a eleição de Barack Obama, a crise econômica. Esteve ainda no Haiti. Percebeu que os haitianos tinham revolta contra a Força de Paz, mas gostavam dos brasileiros.

Numa vitória brasileira, em futebol, colocaram camisetas nas cores do Brasil, e desfilaram em carros abertos, para nos homenagear.

Em 2009, Kovalick foi para o Japão. Ficou em Tóquio.

Diz ele: “Precisei me adaptar em tudo. Ensina´-los o modo de trabalhar dos brasileiros, e aprender com eles, os modos deles”. O dificil era entrar num restaurante e pedir uma comida. Logo aprendi quanto tinha que pagar,mas nunca sabia o que ia comer”.

Seu maior desafio, foi mandar para O Brasil notícias sobre o terremoto e sobre o tsunami que lá aconteceram na época.

Roberto Kovlick foi capa da revista “ Vitrine”,em 2009, e esta é a revista de maior circulação entre a comunidade brasileira no Japão.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação