MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROBERTO FROTA


Roberto Frota é ator de televisão, teatro , e cinema, além de ser professor de interpretação e escritor de argumentos de filmes.

Em televisão, ele começou na TV Manchete, em 1987, fazendo a novela: ” Corpo Santo”. Em 88, na mesma emissora , fez: ” Olho Por Olho”. Em 89: ” Tieta” e em 90: ” Escrava Anastácia”. Em 90 mesmo, fez na Rede Globo: ” Araponga”, mas voltou para a Manchete e fez: ” A História de Ana Raio e Zé Trovão”. Em 91, na Manchete ainda fez: ” Filhos do Sol”. Em 92, na Globo: ” Pedra Sobre Pedra”. Em 94, na Manchete: “74.5-Uma Onda no Ar”.Em 95: ” Tocaia Grande”. Em 96, na Globo: ” Anjo de Mim” e em 98: ” Corpo Dourado”. Em 98 mesmo, passou para a Rede Record e fez: “A História de Ester”. Em 99, novamente na Globo fez:: “Vila Madalena”, em 2000: ” Aquarela do Brasil”, em 2001: ” Porto dos Milagres”, em 2002: ” Coração de Estudante”, em 2003, a minissérie: ” A Casa Das Sete Mulheres” e a novela: ” Mulheres Apaixonadas”, em 2004: ” Chocolate com Pimenta”.Depois desses quase seis anos na Rede Globo,Roberto Frota fez na Rede Record: ” Prova de Amor , em 2005. Voltou à Globo, em 2006 e fez outra grande minissérie: “JK”. Em 2007, ainda na Globo, fez: ” Amazônia, de Galvez a Chico Mendes” e ” Malhação”. Em 2008, que foi o ano em que ele mais trabalhou, ele fez: ” Poeira no Ar” , ” “Desejo Proibido”, ” Ciranda de Pedra” e ” Negócio da China”, na Rede Globo e ” Chamas da Vida”, na Rede Record. Em 2009, nessa emissora, fez o seriado “A Lei e o Crime”. E de volta a Globo, fez uma participação especial na novela “Caminho das Índias”. Em 2011, de volta a Record, fez “Sansão e Dalila”. E em 2013, no SBT, fez “Chiquititas”.

Em teatro, Roberto Frota, como produtor dos espetáculos, fez:” Fernando Pessoa”,” Se Eu Fosse Você ” e ” “Diálogo dos Penis”. Nesse espetáculo ele é também ator e a peça está em cartaz por sete anos,viajando todo o Brasil. Em verdade, o ator começou sua carreira, em 1970, fazendo a peça que foi grande sucesso: ” Cemitério de Automóveis”. Fez ainda: ” Peter Gynt”, ” Castro Alves Pede Passagem”,’Bodas de Papel” e várias outras.

Em cinema, ele participou de vários filmes,entre os quais; ” A Queda”, ” Sombras de Julho”, ” Duplo Sentido”,filme em que também escreveu o argumento e participou do roteiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação