MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROBERTO DE CLETO


Antonio Roberto Alvarenga de Cleto, nasceu na cidade de Cabo Frio, no interior do Rio de Janeiro, em 18 de agosto de 1931.

Desde criança dedicou-se à arte. Participou do programa “Teatrinho Trol”, exibido pela TV Tupi do Rio, e que foi ao ar por dez anos consecutivos, de 1956 a 1966. Nesse teatrinho, Roberto de Cleto era o Príncipe, ao lado da atriz Norma Blum, que era a Princesa. Também existiam outras princesas, interpretadas pelas atrizes Iris Bruzzi e Neide Aparecida.

Roberto de Cleto também foi um dos fundadores do Teatro da Praça, que foi inaugurado em 15 de maio de 1958, com a peça “O Bobo Bobão” e teve a direção de Fábio Sabag, que também era diretor na televisão. Esse teatro nasceu, no governo de Carlos Lacerda, no Rio, quando houve a cessão do auditório do Centro de Recreação e Cultura da Escola Municipal Dom Aquino Correa a um grupo teatral, vindo do Tablado.

A estréia da programação para adultos, em junho de 1958, foi com a peça “O Chapéu de Palha de Itália”, que tinha nada menos que 48 atores em seu elenco, alguns muito importantes, como Claúdio Correa e Castro, Fábio Sabag e Maria Sampaio. Infelizmente, porém, o grupo teatral se desfez em 1961 e ali foram então apresentados só espetáculos infantis.

Em 1963, Roberto de Cleto fez  “O Jardineiro Espanhol”, na Televisão Tupi. A adaptação era de Tatiana Belinki e a direção de Sabag. Em 1965, ainda na televisão, Roberto fez “Pluft, o Fantasminha”, em seriado. Fez, em 1976, as novelas “O Feijão e o Sonho” e “Vejo a Lua no Céu”. Em 1978, participou do sucesso “Dancin’Days“, e em 1979, das novelas “Os Gigantes” e “Pai Herói”. Em 1980, fez “Marina” e “As Três Marias”. Bem mais tarde, em 1996, o ator fez episódios do seriado “Você Decide”, todas essas produções na Rede Globo de Televisão.

Roberto de Cleto fez sete filmes no Cinema: ” O 5º Poder”; “Jardim de Espumas”; “Fim de Festa”; “Prova de Fogo”; “Tensão no Rio”; “Quilombo” e “Vento Sul”.

O ator Roberto de Cleto faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 25 de janeiro de 2002, aos 70 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação