MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROBERTO CARLOS


O nome completo de Roberto Carlos éRoberto Carlos Braga. Ele nasceu na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, interiordo Espírito Santo, em 19 de abril de 1941.

Ele é o quarto filho dorelojoeiro Robertino Braga e de dona Laura. A família morava numa casa modestada cidade, no alto de uma ladeira. Seus irmãos são: Lauro, CarlosAlberto, e Norma. Em criança era chamado de Zunga e já demonstravainteresse por arte, tendo aprendido a tocar piano e violão. A princípio foidona Laura quem lhe ensinou, mas logo ele passou para o Conservatório Musicalde Cachoeiro. Incentivado pela mãe, aos nove anos cantou na emissora da rádiode lá. Ganhou o primeiro lugar. Gostou e voltou várias vezes, pois ganhava umpunhado de balas e doces. Até que se tornou presença obrigatória doprograma.

Nas horas vagas, o menino que era calmo e dócil, gostava deouvir rádio e aprender novas canções, e de brincar com os amigos.Foi nessaépoca que sofreu um terrível acidente de trem, quando teve sua pernaparcialmente amputada, dando lugar à prótese, que usa até os dias de hoje.Ainda que entristecido, mais ainda se dedicou à musica e se tornou alunode violão do professor Zé Nogueira, que o presenteou com seu violão de setecordas. Na segunda metade da década de 50, Roberto Carlos mudou-se para Niterói,cidade do Rio. Logo conseguiu conhecer Tim Maia, que com ele emais outros três: Trindade, China e Wellington, formaram o conjunto:”The Sputnicks”. E eles começaram a se apresentar no programatelevisivo de Carlos Imperial. Roberto Carlos gostava de imitar Elvis Presley.Mas com isso ele se indispôs com Tim Maia e passou a cantar sozinho.

Suacarreira progrediu e Imperial o apresentava como o Elvis Presley Brasileiro. Foi nessa época que ele conheceu Erasmo Esteves, que setornou seu maior parceiro musical e passou a se chamar Erasmo Carlos. Eaí Roberto Carlos começou a gravar discos. Gravou um compactosimples;”João e Maria e Fora do Tom”. Dois anos depois lançou:”Louco por Você”. Em 1962 lançou: ” Splish Splash”e”Parei na Contra-Mão”. Foi quando começou a fazer sucesso,sempre com a parceria de Erasmo .No ano seguinte gravou:”Ë ProibidoFumar”; Ö Calhambeque” .

Nascia aí a Jovem Guarda. Em 1965 ,Roberto Carlos começou a apresentar o programa pela TV Record, e o sucesso foitotal. Foram lançados muitos ídolos jovens, entre os quais Wanderléia. Mas oprograma terminou em 1968. Roberto Carlos apresentou-se também nos festivais deMúsica Popular Brasileira e em1967 ganhou o prêmio de melhor cantor ,com “Maria, Carnaval e Cinzas” Foi em 67 também que fez osfilmes:”Roberto Carlos em ritmo de Aventura”e “Roberto Carlos eo Diamante Cor-de-rosa” Em 1968 ele ganhou o Festival deSanremo, na Itália, com uma canção de Sérgio Endrigo. Ele já estava casadocom Cleonice, e o casal teve os filhos: Segundinho, que é o Dudu Braga eLuciana.

O casamento se desfez em 1978. Na década de 70, Roberto Carlos jápassava para uma fase de canções mais românticas e com temas religiosos. Sãodessa época: “Jesus Cristo”; “Amada Amante”; “Debaixodos Caracóis de Seus Cabelos”; “De Tanto Amor”; “Todos estãoSurdos”. Em 72 gravou:” “A Janela”; “Adistância”; “Por Amor”. Em 75 gravou: “Proposta”;”Seus Botões”; “Cavalgada”; Café da Manhã”, dentreoutras. Em seguida gravou as mesmas canções vertidas para o espanhol. Em 1974foi exibido o primeiro especial de Roberto Carlos para a Rede Globo. Ele já erao Rei. E isso dura até hoje. Assim o cantor grava um Especial elança um discopor ano.

Ele esteve casado com a atriz Myriam Rios, para quemcompôs: “O Concâvo e o Convexo” e “A Atriz”, em1985. Na década de 90, criou algumas coisas diferentes. Gravou para as mulherescomuns: as gordinhas, as baixinhas, as de óculos, as de mais de 40 anos.Agradou a todas e fez sucesso. Casou-se então com Maria Rita, que foi suagrande paixão. Ela era pedagoga e encheu sua vida de amor. Por infelicidade,porém, veio a adoecer e faleceu de câncer em 1999. Roberto Carlos mostrou aomundo sua tristeza, a ponto de interromper sua carreira. Por bastante tempo nãoconseguia mais cantar . Pela primeira vez ele não fez o Especial da Globo e nãolançou o disco.

Mas em 2000 ele voltou a gravare mesclou faixasinéditas e gravações antigas. O disco foi sem a parceria de Erasmo Carlos.Eram todas as músicas muito pessoais e ele não quis dividi-las comninguém. Em 2001 lançou o Acústico MTV ( em CD e DVD). Foram 14releituras em versão acústica. Depois gravou um show ao vivo noAterro do Flamengo. Em 2003 lançou um disco com inéditas. Em 2004 gravou aovivo no Estádio do Pacaembu. Gravou também com Chitaõzinho e Xororó. E suacarreira recomeçou à toda, como sempre, após o episódio dramático daperda de Maria Rita.

Em 2005, lança o álbum “Roberto Carlos”, só com regravações. Em 2006, lança um CD e DVD de nome “Duetos”, em que canta suas famosas canções, junto de grandes nomes da música brasileira ao longo dos anos, em seu especial de fim de ano, na TV Globo. Já em 2008, lança um CD de regravações em espanhol e faz um outro projeto de CD e DVD, junto de Caetano Veloso, em que ambos cantam músicas de Tom Jobim.

Desde 2006, faz anualmente o projeto “Emoções em Alto Mar”, que consiste em um cruzeiro marítimo completo, com um show de Roberto Carlos à bordo. O sucesso é tão grande que o navio costuma ter lugares esgotados, muitos meses antes de acontecer.

Em Março de 2010, lança o CD e DVD “Emoções Sertanejas”, ao lado de artistas da música sertaneja e de raiz.

Em 25 de Dezembro de 2010, pela primeira vez, o Especial anual de Roberto Carlos foi exibido na TV Globo, em uma apresentação ao vivo, direto da Praia de Copacabana, reunindo mais de um milhão de espectadores.

No Carnaval de 2011, foi o tema do samba-enredo da escola de samba Beija-Flor, do Rio de Janeiro, que sagrou-se campeã do carnaval carioca falando sobre o Rei.

Em 17 de Abril de 2010, morre sua mãe, Lady Laura, há apenas dois dias de completar 69 anos de idade. No ano seguinte, em 16 de Abril de 2011, morre sua filha Ana Paula, há apenas três dias antes de completar 70 anos de idade.

Em 2009, completou 50 anos de carreira, e em 2011 completa 70 anos de vida. É o artista brasileiro que mais vendeu discos no mundo.

Essa é, em resumo, a vida e a história do cantor brasileiro, que é cognominado: ” O Rei ” e que é respeitado por todos. Seu público é de todas as idades e de todas as classes sociais. E ele, para retribuir, homenageia sempre a todos a quem ama. Assim fezmúsica para sua mãe(Lady Laura); para seu pai(Meu querido, Meu Velho,Meu amigo), para as mulheres que amou e principalmente para Maria Rita, ogrande amor de sua vida, e também para seus amigos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação