MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ROBERTO CAMPOS


Roberto de Oliveira Campos nasceu em Cuiabá, capital do Mato Grosso em 17 de abril de 1917.

Muito jovem se formou  em Filosofia e Teologia em um seminário católico. Primeiro seguiu a carreira diplomática após passar no concurso do Itamaraty.

Roberto Campos foi cônsul em Washington e lá se formou em Economia pela Universidade George Washington. Foi um dos idealizadores da criação da Petrobrás ainda no governo Getúlio Vargas e um dos criadores do BNH, o Banco Nacional da Habitação no governo Juscelino Kubitschek.

Ministro do Planejamento do presidente marechal Castelo Branco, no governo que se implantou após o Golpe Militar, Roberto Campos escreveu em 1994 o livro “A Lanterna na Popa”, publicado pela Editora Topbooks e considerado um dos principais livros de memórias da década de 1990.

Em 1982 foi eleito senador pelo seu estado natal e em 1990 se tornou deputado federal pelo Rio de Janeiro.  Doutor Honoris Causas por universidades da Guatemala e dos Estados Unidos, nos anos 1990 ele deu três históricas entrevistas para o programa de entrevistas “Roda Viva” da  TV Cultura, canal 2 de São Paulo.

Em 23 de setembro de 1999, foi eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras, e faleceu de um infarto agudo do miocárdio no dia 9 de outubro de 2001, no Rio de Janeiro, aos 84 anos, e seu corpo foi sepultado no Mausoléu da Academia Brasileira de Letras no Cemitério São João Batista na capital carioca.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação