MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RITA OKAMURA


Rita Okamura nasceu no interiorpaulista, na cidade de Vera Cruz, no dia 15 de julho de 1951. Filha de paisjaponeses, o pai Sueo Okamura, já falecido e a mãe Kimico Sato.Emborafossem autênticos nipônicos, os pais de Rita permitiram que ela estudasse, seformasse e fizesse uma carreira independente e importante, dentro de umaemissora de televisão paulista. Ela se formou na Escola de Comunicaçõese Artes da Universidade de São Paulo, em 1973 . E em 1974 ingressou naFundação Padre Anchieta e, por ser muito inteligente, logo começou a produzire dirigir programas. E assim ficou sob sua responsabilidade oprograma:”Panorama”, que mais tarde passou a se chamar:”Metrópolis”.Também dirigiu os:”Inglês com Música”; “Ginástica pelaTV”; “Hatha Ioga”; “IncentivosFiscais”; “Vestibulando”; ” VestibulandoDigital”; “Qual é O Grilo?”; “Vox Populi”;”Quem se Comunica”; “Hora Agrícola”; ” “Palavrade Mulher”; ” SOS Consumidor”; ” TV Ano30″; “História da Telenovela”; “Papau Informal”;”Fanzine, Making of da Calunga”.

Preocupada em crescer sempre,Rita Okamura cursou o “Educational Television Program”, na NHK-NipponHoso Kiyokai , em Tóquio, no Japão, em 1979.Ela também recebeu o prêmio APCAde melhor programa de pesquisa, em parceria com Eliana Lobo e Célia ReginaFerreira Santos, pela série:”TV Ano 30″.

Paralelamente àcarreira na TV Cultura, Rita Okamura foi pesquisadora cultural no IDART- Centrode Documentação e Informações Artísticas da Secretaria Municipal deCultura, a partir de 1976, sendo supervisionada por Décio Pignatari e PauloEmílio Salles Gomes. Foi Coordendora de eventos eruditos, chefe do departamentode Musicais e Variedades, Gerente de Produção, Assessora de Projetos Especiaise Diretora de Programação. Em 2001, foi Diretora da Sala de Concertos SãoPaulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado , cargo que exerceu até 2003. Demarço de 2005 a setembro de 2007, Rita Okamura foi coordenadora executiva doCentro de Memória Audiovisual da Fundação Padre Anchieta.

Rita Okamura foi casada com CarlosQueiroz Telles, que era advogado, publicitário, escritor, dramaturgo, poeta,jornalista, autor de novelas e histórias infantis. Eles se conheceram na TVCultura e se casaram , em 1983. Mas ele veio a falecer em 1993. O casalteve dois filhos: Tiago e Taís. Ambos já formados, continuam porém aestudar, pois herdaram dos pais a ligação profunda com o estudo, com ahonestidade, com a vontade de crescer e de contribuir por um mundo melhor. RitaOkamura, apesar de ter criado os filhos praticamente sozinha, é mulher modernae feliz, atravessando os percalços que lhe surgem, com a maior grandeza dealma. Essa é Rita Okamura, nome querido e respeitado em todo o meio televisivo.

Rita Okamura é grande mulher. Édaquelas criaturas que engrandecem aos que dela se aproximam.

Em 18 de Setembro de 2010, foi supervisora do evento “Televisão 60 Anos – O Show”, realizado no Memorial da América Latina, que comemorou o aniversário de sessenta anos da tv brasileira.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação