MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RITA CLEÓS


Rita Schadrack nasceu na cidade de Blumenau, estado de Santa Catarina, em 29 de setembro de 1931.

Começou sua carreira artística em Cinema, tendo feito de 1953 a 1958, os filmes: “Esquina da Ilusão”; “A Família Lero-Lero”; “É Proibido Beijar” e “Macumba na Alta”.

Depois foi para a TV Tupi e de 1962 a 1969, apareceu em muitas novelas. Fez: “A Intrusa”; “Prelúdio, a Vida de de Chopin”; “Klauss, o Loiro”; “Moulin Rouge”, “A Vida de Tolouse Lautrec”; “A Gata”; “Quem Casa com Maria?”; “Teresa”; “O Cara Suja” , ao lado de Sérgio Cardoso onde interpretou a personagem Biondina e “O Pecado de Cada Um”.

Aí passou para a TV Excelsior, onde apareceu com destaque nas novelas: “Redenção”; “Legião dos Esquecidos”; “Sangue do Meu Sangue” e “Dez Vidas”.

Voltou a fazer cinema e atuou em “Diário de Uma Prostituta” e “A Noite das Depravadas”. Em 1982, fez a minissérie “Maria Stuart” na TV Cultura e participou do Teleconto “O Homem de Cabeça de Papelão”.

Rita Cleós abandonou a carreira em 1982 e atuou como tradutora. Ela faleceu em Curitiba, no Paraná, em 25 de abril de 1988, vitimada por um infarto fulminante e morava sozinha. Seu corpo foi encontrado precocemente dois dias após a sua morte, aos 56 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação