MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RITA CADILLAC


Rita Cadillac é o nome artístico de Rita de Cássia Coutinho. Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 13 de junho de 1954. É atriz, cantora e bailarina.

Rita nasceu numa família humilde, não conheceu nem mãe e nem pai. O pai morreu quando a mãe estava grávida e esta a abandonou com a sogra.Foi a avó paterna quem a criou. A avó morreu, quando Rita era adolescente. Novamente o drama se abateu sobre Rita. Ela era virgem aos 15 anos, mas foi obrigada pelo avô a se casar. Teve um filho. Mas o marido a agredia e ela acabou deixando-o aos 17 anos. Como não tinha estudado e nem se preparado para ser doméstica e com um filho para criar, sua saída foi a prostituição. O filho ela o colocou em um orfanato. Estava com 20 anos quando conheceu uma dançarina, com a qual fez amizade. Entregou o filho ao pai, única pessoa com quem podia contar e foi com outras dançarinas para os Estados Unidos, para dançar. Conseguiu projeção artística. Sua fama começou no exterior, mas chegou ao Brasil. Embora morando distante, Rita sempre manteve contato com o filho.

Alguns anos depois de ir aos Estados Unidos, Rita voltou ao Brasil e teve a sorte de conhecer o apresentador Chacrinha, pois a mesma amiga que a levou á América, o conhecia. Mas aí lhe veio outro drama. O marido, com raiva por ela ter feito sucesso e sabedor de que ela havia sido prostituta, mentiu ao filho, então com 9 anos, que a mãe havia morrido. Sumiu com o garoto. Até Chacrinha tentou encontrar o menino. Passaram-se anos, ele já era um adolescente ,quando ela o encontrou. E foi morar com a mãe. O pai foi preso, mas solto tempos depois.

Em 2006, a mãe de Rita reapareceu, pedindo pensão alimentícia. E Rita descobriu uma meia irmã, tida de outro relacionamento da mãe. Apesar de nunca ter visto a mãe na vida, Rita a ajudou, por caridade. Hoje Rita tem duas netas, pois o filho se casou e a respeita. Rita disse que ficou mais de dez anos sem sexo, pois só o que lhe importa á a família e a profissão.

Quando à profissão, nos anos 80, houve a febre de mulheres sensuais e bailarinas na TV. Apareceu Gretchen, Sharon, Fernanda Terremoto, Suely Pingo de Ouro e Rita Cadillac.Esta se tornou a “preferida dos presidiários”.

Rita Cadillac fez também televisão, como atriz. Fez em 2005, pela Rede Globo, o seriado: ” Carandiru, Outras Histórias”. Em 2006, o seriado: “A Diarista”. E em 2008 , a novela: ” Beleza Pura”.

No cinema, Rita fez vários filmes: Em 1980: ” Asa Branca- Um Sonho Brasileiro”. Em 1982: ” O Vale Das Amantes” , “Tessa, a Gata” e ” Aluga-se Moças”. Em 83: ” Aluga-se Moças 2″. Em 2003: ” Carandiru” e em 2007: ” O Magnata”.

Também Rita foi cantora. Gravou em 1983: ” Rita Cadillac- É Bom Para o Natal” e em 1984: ” Rita Cadillac- Balancê”.

Rita Cadillac mora atualmente em São Paulo.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação