MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RICARDO CORTE REAL


Ricardo Côrte Real nasceu em SãoPaulo, em 19 de julho de 1952.

Era de uma família ligada à arte, ou maispropriamente, ao rádio e à televisão. Seus tios Dirceu e Roberto faziamrádio há muitos anos, quando ele nasceu. Seu tio Dirceu foi da Rádio Panamericana e o tio Roberto fazia jornal, tanto no rádio como na televisão.Ele era famoso. Seu pai Renato e sua mãe faziam um programa na TVRecord:”Papai Sabe Nada”, que foi ao ar de 1962 a 1966.

Era um similarsatirizado do programa americano:”Papai Sabe Tudo”. Foi nesseprograma que Ricardo começou. Era uma diversão, pois era realmenteum programa em família. Assim eles escreviam, ensaiam e se preparavam em casa,em meio a outras atividades domésticas. Ricardo gostou. E quando a mesmaemissora lançou :”A Família Trapo”, em 1967, ele lutou para entrar.E acabou sendo chamado para fazer o garoto Socrates, que foi um sucesso. E oprograma ficou marcado para sempre no cenário artístico nacional. Mas Ricardo,irrequieto, adolescente, quis sair. E saiu. E assim foi sua vida profissional.Cheia de altos e baixos. Gostava muito de música e montou conjuntos, hojechamadas: bandas. Uma delas foi:Os Pulguentos, que eram amigos, colegas e maisse divertiam do que trabalhavam. Cantavam em inglês, quase exclusivamente. Masaí Ricardo sentiu falta da televisão, e extrovertido que era, logo conseguiuum lugar na TV Bandeirantes. E da Band foi para a Globo. Estava com 18 anos.Fez: “Balança mas não cai”.

Gostava mais de ficar nos camarins,conversando com Mário Lago, Jô Soares e outros mais. Aos 20 anos casou. eentão percebeu que precisava se fixar mais, pois teria despesas e passou para aparte comercial da emissora. Daí para a frente, mudou constantemente deemprego: sempre bem recebido, sempre com sucesso, mas sempre insatisfeito Estevena Bloch Editora, na Editora Três, na Rio Gráfica, na Vídeo News, na Penthouse, na MPB Propaganda, na CP, Cinema e Propaganda, na Lucky, na RevistaBizz, na Vídeo Clube do Brasil,na TV Gazeta, na TV Cultura, na MTV, na TVManchete, na TV Bandeirantes.

Aí fez sucesso na apresentação do”Supermarket”, programa que durou cinco anos. Foi a grande pausa.Primeiro programa de merchandising explícito na TV. Muito extrovertido,abraçava as pessoas , fazia amigos. Esse era o Ricardo Côrte Real.Mas o programa acabou e ele recomeçou sua trajetória de shows,apresentações, comerciais,produtoras. Até que foi para a Rede Mulher,eapresentou o programa:”Via Satélite”, um talk -show diferente. Issodurou pouco. Esteve depois na Rádio Record, na Rádio Kiss, apresentou-se umtempo grande no Teatro Santa Catarina .

Esse é o Ricardo Côrte Real, inteligente, simpático, irrequieto,artista. Ele está desde a mais tenra idade, na televisão, na propaganda e norádio do Brasil.

Entre 2009 e 2010, voltou a atuar. Fez o personagem Nepotônio Sobrinho, no humorístico “Uma Escolinha Muito Louca”, da BAND.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação