MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RIBEIRO FILHO


João Martins Ribeiro Filho nasceu em São Paulo em15 de junho de 1917.

Começou a trabalhar na Rádio São Paulo aos 19 anos, já como locutor. De lá passou para as emissoras: Rádio Clube de Santos,Rádio Cosmos , Rádio Cruzeiro do Sul. Depois foi para as Emissoras Associadas, onde trabalhava tanto na Rádio Tupi, quanto na RádioDifusora .Na Rádio Tupi de São Paulo, Ribeiro Filho presenciou a primeira transmissão de Murilo Antunes Alves, como repórter de campo.Mas naquele dezembro de 1938, ele, Ribeiro e Renato Macedo,que era da Record, se uniram contra um acordo que permitia que a partida entre paulistas e cariocas, que acontecia no Parque Antárctica, fosse transmitida apenas pelas Rádios Cruzeiro do Sul e Cosmos.

Indo contra o monopólio pela exclusividade, Ribeiro Filho, Antunes Alves e Macedo alugaram uma casa alta na rua Turiaçu e de lá transmitiram a partida. O locutor foi Geraldo José de Almeida, que controlou o “pool” das emissoras, sendo que os locutores liam os comerciais. Mas como a janela mais alta ainda era baixa , os quatro subiram no telhado para transmitir a partida. Ribeiro Filho foi locutor, apresentador, roteirista e ator de rádio e de televisão, presente na primeira apresentação da PRF-3 TVTupi-Difusora.

Um dia após a inauguração da televisão, em 19 de setembro de 1950 ,Ribeiro Filho fez parte do “Imagens do Dia”, primeiro telejornal brasileiro. Na televisão foi responsável pela implantação do gênero “comédia de situacão” (sitcom). Trouxe o gênero da Rádio Tupi, onde era produtor e redator. Ele então adaptou esse gênero para a televisão, criando personagens e programas de muito sucesso. Criou o “Filho de Peixe”, sendo que na televisão ele era o protagonista ao lado de Flávio Pedroso e da comediante Maria Vidal. Eram programas de trinta minutos de duração, que aconteciam uma vez por semana.

Em 1957 , Ribeiro era o diretor do programa “Coca Cola para Milhões”. Lançou muitos artistas, entre os quais Agnaldo Rayol. Também foi Ribeiro Filho que descobriu o rapazinho Tony Ramos, mais tarde um grande astro de novelas. Isso foi no programa: “Novos em Foco”. Foi Ribeiro que criou seu nome artístico. O menino de nome Antonio de Carvalho Barbosa estava com apenas 14 anos. Além de suas várias funções no rádio e na televisão, Ribeiro Filho era também compositor. Como parceiro de Antonio Rago, compôs as músicas: “Jamais te esquecerei”; “ Em Tuas Mãos”; “Que importa”; “Duas Lagrimas.A parceria dos dois fazia muito sucesso. Fora da televisão e do rádio, Ribeiro Filho encerrou sua carreira como publicitário, na Agência de PublicidadeNorton.

Ribeiro Filho faleceu em São Paulo, deixando mulher e filhos e muita saudade em todos que com ele trabalharam.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação