MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


REYNALDO BOURY


Reynaldoda Costa Boury é o nome completo de Reynaldo Boury, que nasceu em 25 de março de 1932, na capitalpaulista. Ainda bem jovem começou a trabalhar na TV Tupi de SãoPaulo. Era agosto de 1954 e a televisão tinha sido inaugurada em 50. Boury eracamera-man. Foi escalado para fazer a primeira transmissão da cidade deSantos, o que na época foi uma grande aventura. Foi um jogo Santos XPalmeiras, em 1955. Mas, quando da inauguração da TV Excelsior, que foi umaexplosão, o rapaz percebeu que ali estava uma chance de progresso e seguiu aturma de atores e diretores que para lá foram.. E naquela emissora jáfoi ser diretor de TV. Fez a novela: “Redenção”, a maior novela detodos os tempos, pois teve 596 capítulos. Boury já estava então um diretor deTV tarimbado, e com bastante nome no mercado televisivo. Em 1956Reynaldo Boury casou-se com Itacy, e o casal teve os filhos Margareth eAlexandre, ambos hoje, já adultos, com boas colocações em emissoras de TV.Ela é roteirista e ele diretor de novelas na TV Globo.

Voltando a falar sobre ReynaldoBoury, vale notar que sua ficha profissional é magnífica. Na TVExcelsior foi diretor de TV das novelas: Ambição, A Moça que Veio de Longe,AOutra Face de Anita, O Pintor e a Florista, O Céu é de Todos,Ainda Resta umaEsperança, Os Quatro Filhos, Em Busca da Felicidade, Redenção, Legião dosEsquecidos, A Última Testemunha, Sangue do Meu Sangue. Na TV Globo: Assim naTerra Como no Céu , Somos Todos do Jardim da Infância, Irmãos Coragem,O Cafona, Minha doce Namorada, O Homem que Deve Morrer, Selva de Pedra, Bicho doMato, A Patota, O Semi- Deus, Super Manoela, A Corrida do Ouro, O Duelo, Bravo,O Desquite, Sítio do Pica-pau Amarelo (por 4 anos), Chega Mais, Plumas ePaetês, A Arte de Matar, Ciranda de Pedra, Somos todos do Jardim da Infância(parte 2), O Homem Proibido, Caso Verdade(por 3 anos), Sinhá Moça, O PrimoBasílio, Vida Nova, Tieta, Riacho Doce, Meu bem, meu Mal, Despedida deSolteiro, Sonho Meu, Irmãos Coragem, Malhação, A Maldita.

A partir de 1997, Reynaldo Bourypassou a trabalhar em Projetos de Afiliadas da TV Globo. Esteve em Salvador. Alifez; Toneladas de Desejo e Danada de Sabida. Foi para Manaus e fez: Encontro como Passado. A seguir foi para Campinas e dirigiu: Vidas Ocultas. Depoistransferiu-se para Luanda, com o Projeto TPA. Em 2001 dirigiu: Vale Todo( parceria da TV Globo com o Telemundo), e em 2004, em Angola dirigiu no Projeto TPA-Sede de viver Organizou as Oficinas de teledramaturgia em; Salvador, Curitiba,Goiânia, Londrina, Fortaleza e Brasília. Fez ainda direção de comerciais emSão Paulo e Rio de Janeiro.

Em 2011, é contratado pelo SBT, onde dirige a novela “Amor e Revolução”, escrita por Tiago Santiago.

Já em 2012, assume a direção do remake da novela “Carrossel”, originalmente feita no México e exibida no Brasil, com grande sucesso nos anos de 1990 pelo SBT. E em 2013, dirige também o remake de “Chiquititas” e do seriado “Patrulha Salvadora”, spin-off de “Carrossel”.

Esse é o curriculum de um grandeprofissional de televisão, que orgulha toda a classe.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação