MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RENATO TEIXEIRA


Renato Teixeira de Oliveira é o compositor e cantor Renato Teixeira. Ele nasceu , em Santos, cidade praiana de São Paulo, em 20 de maio de 1945.

Conhecido como compositor e cantor caipira, ele mesmo diz que estranha o chamarem assim, já que nasceu em Santos, e é, portanto, caiçara. Mas é que , ainda adolescente,mudou-se com a família para a cidade do interior paulista, Taubaté, e lá cresceu. Mas, diz ele, mesmo quando estava no litoral, já se interessava por música. Na família vários tocavam algum instrumento e todos amavam a música. O avô era fogueteiro, mas tocava bombardine na banda da cidade. Outro avô, Theodorico de Oliveira era professor, mas era ligado também à poesia e à literatura. Renato quis ser arquiteto, mas a música foi tomando conta de seu ser e não deixou espaços.

O compositor sempre procurou conhecer a história musical do Brasil. Ouvia todas as canções, todos os gêneros, mas estudava mais as músicas de raiz. Diz ele: ” Ouvi a ” Banda”, de Chico, em São José dos Campos e aquilo foi um impacto inesquecível. Ouvi Milton Nascimento antes do sucesso e achei deslumbrante”. Mas, por empurrão do destino, foi fazer jingles comerciais e alguns ganharam sucesso e popularidade. São dele, entre outros, o que promove o Ortopé, o Drops Kids Hortelã, que muita gente lembra até hoje. No final dos anos 60, ele se transferiu para a capital paulista. Conheceu Renato Consorte, que o encaminhou a Walter Silva, o famoso PicaPau e as portas da música se abriram. Participou do “Festival da Record”, de 67, com a música ” Dadá Maria”, que foi cantada por Gal Costa e ele a acompanhou como cantor. Essa foi sua primeira gravação.

Suas gravações continuaram em 1971, com:”Album de Família”. Em 73, gravou: ” Paisagem”. Em 78: “Romaria”.Esta gravação foi um divisor de águas na carreira de Renato Teixeira. A cantora, Elis Regina chamou todo o grupo do autor, para participar da gravação e fez com que a música caipira ganhasse um grande espaço em todas mídias. E ” Romaria ” passou a ser também um hino, para Elis Regina.

Em 1979, foi gravado: ” Amora”; Em 80: ” Garapa”. Em 81: ” Doce Canção”. Em 82: ” Um Brasileiro Errante”. Em 85: ” Terra Tão Querida”. Em 91: ” Ao Vivo em Tatuí”. Em 93: ” Aguaraterra” e ” Sonhos Guaranis”. Em 95: “Azul”. Em 96: ” Um Poeta e Um Violão”. Em 97:” Ao Vivo no Rio”. Em 99: ” Alvorada Brasileira”. Em 2000: ” Um Novo Amanhecer”, Em 2002: ” Cantoria Brasileira”. Em 2003: ” Cirandas, Folias e Cantigas do Povo Brasileiro”. Em 2004: ” Renato Teixeira e Rolando Boldrim.” Em 2007, gravou “No Auditório Ibirapuera”. E em 2010, “Amizade Sincera”.

Renato Teixeira fez parceria importante com Almir Sater. Eles , juntos, construíram uma grande história. São conhecidas dessa parceria, músicas importantes como:” Um Violeiro Toca” e “Tocando Em Frente”.

Outra parceria importante foi com Pena Branca e Xavantinho, que Renato Teixeira admirava muito, e ele dizia que , para ele, Xavantinho era um dos melhores cantores brasileiros de todos os tempos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação