MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RENATO RUSSO


O nome de Renato Russo era Renato Manfredini Júnior. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 27 de março de 1960 e faleceu também no Rio, em 11 de outubro de 1996. Foi cantor e músico. Cantava e tocava baixo, teclado, violão e guitarra.

Renato viveu no Rio de Janeiro, com sua família, até os seis anos. E ele estudava no Colégio Olavo Bilac, na Ilha do Governador. Já pequeno, gostava de escrever. Deixou , dessa época, uma bela redação , ainda guardada. Assim: “ Casa velha, em ruínas….”

Depois o pai de Renato, que era funcionário do Banco do Brasil, foi transferido para Nova York. Foram morar no distrito de Queens e foi quando o garoto se entrosou bem na língua e nos costumes da rapaziada de lá. Apaixonou-se pelo estilo das músicas, embora Renato fosse ainda um menino.

Depois, em 1973, a família voltou o Brasil e foram morar em Brasília, na Asa Sul. Aos 15 anos, em 1975, Renato adoeceu. Foi a fase mais difícil de sua vida. Ficou mais de seis meses hospitalizado, com epifisiólise, doença óssea, que o impedia de andar. Foi operado e colocaram-lhe três pinos de platina na bacia. Para aplacar sua imobilidade, seu sofrimento, a única coisa que lhe restava era ouvir música. E ele o fez continuamente. Ouvia músicas dos mais variados estilos. E ele dizia, em entrevistas: “ Foi nesse período que fiz minha formação musical”.

Quando melhorou, montou a banda: “ Aborto Elétrico”, ao lado dos irmãos Felipe e Flávio Lemos. O grupo durou de 1978 1982. Mas Renato e Felipe se desentenderam e romperam o grupo. Foi quando Renato juntou-se a Dinho Ouro Preto e a Loro Jones e fundaram o: “ Capital Inicial”. Depois Renato começou a cantar sozinho e apresentava-se como: “ Trovador Solitário”. Só depois disso é que veio a banda: “ Legião Urbana”, e com ela o grande sucesso.

Principais discos da “ Legião Urbana”, que foram 18:

“ Que País é Este”, de 1987; “As Quatro Estações”,de 1989; “ O Descobrimento do Brasil”, de 1994; “ A Tempestade ou O Livro dos Dias”,de 1996; “ Mais do Mesmo”, de 1998;” Como É Que se Diz: Eu Te Amo”, de 2001; “ As Quatro Estações ao Vivo”, de 2004;” Uma Celebração”, de 2006; “ Legião Urbana e Paralamas Juntos”, em 2009; “ Perfil”, Coletânea, em 2011 e muitos outros.

A Banda vendeu mais de 20 milhões de discos.

Álbuns-solo( de estúdio):

“ Equilíbrio Distante”, de 1995; “ O Último Solo”, de 97; “ Para Sempre: Renato Russo”, de 2001; “ Presente”, 2003; “ O Talento de Renato Russo”, de 2004; “O Trovador Solitário”; “ Renato Russo- Duetos”, de 2010, e outros.

Vídeos:

“Acústico MTV”- póstumo; “ Renato Russo- Entrevistas”- gravado pela MTV- com entrevistas feitas durante 10 anos; e “ Acústico MTV- Série Bis- DVD- póstumo.

Filmes:

” Rock Solitário”, de 2009; “ Somos Tão Jovens”, filme biográfico- de 2013, tendo o ator Thiago Mendonça, no papel de Renato jovem e “ Faroeste Cabloco”, com música de Renato Russo.

Livros:

Em vida Renato publicou 4 livros e 4 foram publicados após seu féretro.

Sua morte:

Renato Russo faleceu no dia 11 de outubro de 1996, a uma hora da madrugada. Estava pesando apenas 45 quilos e sua morte foi em consequência da AIDS, que ele adquiriu em um romance que teve com um rapaz que conheceu em Nova York e que era portador de HIV.Renato Russo, em vida, nunca falou do assunto. Ele deixou um filho, de nome Giuliano Manfredini, na época com apenas 7 anos e que hoje é músico.

Os fãs o idolatravam, não apenas como cantor e artista, mas como “messiânico, orientador, guru”. Ele foi realmente um líder, entre os jovens do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação