MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RENATO RIBEIRO


Renato Ribeiro é jornalista . Ele nasceu na capital fluminense, em 28 de outubro de 1956. Atuou em jornal escrito,mas sua mais longa jornada é em jornal televisivo.

Sua vida profissional:

Renato Ribeiro tem trabalhos executados no jornal: “ O Globo”, na TV Bandeirantes, na TV Manchete e principalmente na Rede Globo de Televisão.

Desde 1985,atua na Central de Jornalismo da TV Globo- do Rio de Janeiro.Em 2009 tornou-se Diretor Executivo de Telejornais, da Área de esportes e programas da emissora.

Ele é formado em Jornalismo, pela Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, em 1979.

O início de sua carreira foi como repórter e redator do jornal da Secretaria Estadual de Agricultura, em 1981. Depois foi para a revista de Economia do Boletim Cambial do Rio de Janeiro.

De 1982 a 1983,fez período de experiência no jornal: “ O Globo”. Depois ingressou na TV Bandeirantes e a seguir na novata emissora TV Manchete.

Em 1985, foi cobrir férias na TV Globo e foi contratado para cobertura local.E depois como editor. Nessa fase já participou de coberturas importantes, como a fuga do traficante José Carlos dos Reis Encina, o Escadinha. Fez ainda a cobertura do incêndio do edifício “ Andorinhas”. Entre outras coisas, também cobriu o famoso acidente do “ Bateau- Mouche IV”, no réveillon de 1988/1989.

Trabalhava junto aos principais elementos jornalísticos da Globo, tais como: Glória Maria, Leilane Neubarth, Domingos Meirelles, André Luiz Azevedo e Sandra Moreyra.

Foi ele o responsável pela cobertura do “ impeachment” de Fernando Collor, em 1992. Também cobriu a chacina da Candelária e do Vigário Geral, em 1993.

Em 1998, Renato Ribeiro foi para a França, fazer a cobertura pela Globo, da Copa do Mundo de 1998, chefiando uma equipe de 150 profissionais de jornalismo. Depois fez cobertura dos Jogos Olímpicos de Sidney, na Austrália.

Em 2001, quando houve o atentado das Torres Gêmeas, em 11 de setembro , nos Estados Unidos, era Renato Ribeiro o responsável pela coordenação geral das transmissões da Globo.

Em 2002, ele esteve no Japão e na Coréia do Sul, cobrindo a Copa do Mundo daquele ano. Também, já no Brasil fez a cobertura do assassinato do jornalista Tim Lopes.

Em 2004, Renato Ribeiro assumiu a coordenação da editoria da cobertura da Copa do Mundo da Alemanha.

Em 2005 e 2006, fez a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha e a cobertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro.

Em 2009, com a criação da área de Jornalismo e Esporte, Renato Ribeiro passou a ser diretor executivo de Jornalismo, também responsável pela supervisão de programas e telejornais da emissora, para assuntos de gestão, produção, planejamento e execução orçamentária.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação