MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RENATO MURCE


Renato Murce foi um grande radialista brasileiro. Ele nasceu na cidade de Rio de Janeiro, no ano de 1900.

Sua estréia em rádio, foi em 1924, quando ele aceitou o convite do amigo Roquette Pinto, para apresentar um programa operístico, na Rádio Sociedade do rio de Janeiro. Murce era muito ligado aos movimentos líricos do Brasil, tendo estudado com a professora italiana Climene Baroni. Foi ele quem organizou o primeiro programa folclórico no rádio do país. Seus companheiros foram: Patrício Teixeira, Gastão Formenti, Rogério Guimarães e Mozart Bicalho.

Renato Murce formou um conjunto típico regional: ” Os Gaturamos”.

Ele trabalhou também como jornalista, nos jornais; ” A Rua”, ” A Notícia”,” Rio Jornal”, ” O Imparcial” e o “Diário Carioca”.Em 1930, venceu o concurso organizado pelo jornal” Diário Popular”, para eleger o Príncipe dos Cantores Regionais do Brasil.

Em 1932, apresentou-se pela primeira vez no palco das Escolas de samba Mangueira, Vai como Pode, Portela e Unidos da Tijuca. Na ocasião teve a presença de Paulo da Portela. No final da década de 30, aceitou o convite de Gagliano Neto e foi para a Rádio Clube do Brasil, onde ficou por oito anos e onde relançou alguns programas que haviam feito sucesso em outras emissoras..Foi o caso de: ” Antigamente”, “Cenas Escolares”, que depois ficou se chamando ” Piadas de Manduca” e ficou no ar por vinte e cinco anos, ” Alma do Sertão” e ” PRK-20″, com a colaboração do pianista José Maria de Abreu e do regional de Benedito Lacerda.

Estreou o programa: ” Papel Carbono”, que logo no primeiro programa lançou o humorista José Vasconcelos, que fez sucesso muito grande. Também apresentou o cantor e músico Luiz Gonzaga, e César de Alencar, estreando como locutor de comerciais.

Em 1945, Renato Murce foi para a Rádio Nacional. Levou toda a sua produção e o programa: ” Papel Carbono” tornou-se o maior dentre todos, revelando nomes como: Adelaide Chiozzo,Ângela Maria, Ellen de Lima, Aracy Costa, Dóris Monteiro., Ivon Cury, Ademilde Fonseca, Joelma, Rosita Gonzalez e tantos outros. Esse sucesso fez com que chamassem Renato Murce de ” Ziegfeld brasileiro”, o grande descobridor de talentos.

Renato Murce foi casado com a atriz de cinema Eliana.

Em 1976, lançou seu livro: ” Bastidores do Rádio- Fragmentos do Rádio de Ontem e de Hoje”.

Ele faleceu em 1987. Em sua vida recebeu inúmeros prêmios e láureas.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação