MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RENATO MASTER


Renato Mastrorosa nasceu na capital de São Paulo, em 26 de janeiro de 1939.

O início de sua carreira foi nos palcos, em 1958, no espetáculo “Auto da Compadecida” e dois anos depois estava na TV participando de teleteatros e especiais na TV Paulista, e passou a usar o nome artístico de Renato Máster.

O sucesso veio com o seriado “O Vigilante Rodoviário”, na TV Tupi, em 1962. Em 1964, foi a fase da TV Excelsior que arregimentou muitos atores bons nas outras emissoras, e Renato Master foi para o canal 9 paulista, atuando nas novelas “A Moça Que Veio de Longe”; “Em Busca da Felicidade”; “Os Quatros Filhos”; “Ainda Resta Uma Esperança”; “Onde Nasce a Ilusão”; “As Minas de Prata” e “Os Fantoches”.

Em 1969, ele saiu da Excelsior e fez a novela “A Cabana do Pai Tomás”, na TV Globo e “Acorrentados”, na TV Rio. Em 1970, voltou para a TV Tupi para atuar em “O Meu Pé de Laranja Lima”, e em seguida retornou para a TV Globo e integrou o elenco do megasucesso “Irmãos Coragem”. 

Em 1971, ele estava de volta a Tupi para participar da novela “Nossa Filha Gabriela”, e em 1972, se transferiu para a TV Record onde fez “Quero Viver” e “Venha Ver o Sol na Estrada”. Em 1975, na TV Tupi, atuou em “Um Dia, o Amor”. Ficou alguns anos longe da TV e retornou em 1980, na TV Bandeirantes na novela “Pé de Vento”. Em 1983, no SBT, atuou nas novelas “Razão de Viver” e “Pecado de Amor”, e em 1990, na TV Manchete, fez “A História de Ana Raio e Zé Trovão”.

Seus últimos trabalhos na TV foram na novela “Caminhos Cruzados”, na TV Record, em 1995; a novela “O Rei do Gado” em 1996 e “Torre de Babel” em 1998.

No Cinema, Renato Máster começou em 1969, no filme estrelado por Mazzaropi, “No Paraíso das Solteironas”, e na década de 1970 atuou em “Desejo Proibido”; “O Exorcista de Mulheres”; “Noite em Chamas”; “O Prisioneiro do Sexo”; “O Estripador de Mulheres”; “Sede de Amar” e “Dani, Um Cachorro Muito Louco”. Nos anos 1980, fez parte do elenco dos filmes “O Homem Que Virou Suco”; “Amélia, Mulher de Verdade”; “Meu Homem, Meu Amante”; “Filme Demência” e “Forever”, este último dirigido por Wálter Hugo Khouri em 1991.

Ele também atuou por muitos anos como dublador e como diretor de dublagem em filmes como “O Matador”, “O Mundo de Beakman” e “O Poderoso Thor”.

O ator foi casado com a atriz Nívea Maria, mas o casamento durou apenas um ano. Renato Máster faleceu em 26 de maio de 2004, na capital paulista, de um infarto fulminante, aos 65 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação