MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RENATA SORRAH


O nome completo da atriz Renata Sorrah é Renata Leonardo Pereira Sochaczewski. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de fevereiro de 1947.Ela é filha de Miriam Pereira e Peter Sochaczewski. E é tia dos atores Deborah Evelyn e Carlos Evelyn.

Em 1964, quando estava com apenas 17 anos, Renata foi morar em Los Angeles, Estados Unidos e lá ficou um tempo longo.Ela foi num intercâmbio cultural, o AFS e entrou para um curso de arte dramática. Na Califórnia, à época, o movimento hippie estava à toda e Renata o acompanhou, principalmente no direito total de expressão.Quando voltou ao Brasil, em 1967, aqui também o teatro estava sob a influência do movimento hippie.Renata então viajava constantemente à praia de Arembepe,na Bahia com seus amigos.Ainda como parte do curso que fez, Renata Sorrah participou na peça de Oduvaldo Vianna Filho: ” Dura Lex Sed Lex”, onde fez vários papeis. Ela estava definitivamente resolvida a ser atriz.

Em 1968, já no cinema, Renata Sorrah participou do filme: ” Vida Provisória”. Em 69, fez: ” Matou a Família e foi ao Cinerma”. Em 70, fez: ” Cuidado, Madame”. Em 71: ” Lua de Mel & Amendoim”. Em 77: ” O Velho Gregório”.Em 85: ” Avaeté- Semente da Vingança”. Em 95: ” O Mandarim”. Em 96, fez um curta-metragem: “Metal Guru”. Em 1997, outro curta: “O Bote”. Em 2002, mais um curta: ” Furos do Sofá”; Em 2002, fez o longa: ” Madame Satã”. Em 2004, fez: ” Nina” e ” A Dona da História”.

Apesar de todos esses filmes, Renata Sorrah achou tempo de fazer televisão. Seu primeiro trabalho foi na TV Tupi, em 1969, a novela: ” UM Gosto Amargo de Festa”. Depois passou para a TV Globo e fez: ” Assim na Terra Como No Céu”. Em 71, fez: ” A Próxima Atração” e” O Cafona”.Em 72, fez: ” O Primeiro Amor”. Em 73: “Cavalo de Aço” e ” Os Ossos do Barão”. Em 74: ” Sinal de Alerta”. Em 80: ” Chega Mais”. Em 81: “Brilhante”. Em 85: ” Transas e Caretas”.Todos esses trabalhos foram realizados na Rede Globo.

Em 1985, Renata Sorrah fez uma novela na Rede Manchete, que foi: “Tudo Em Cima”.

Depois disso, a atriz voltou à Globo,onde fez seguidos e importantes trabalhos. Em 86, fez: ” Roda de Fogo”. Em 88: ” Vale Tudo”. Em 90: ” Rainha da Sucata” e A.E.I.O.Urca”. Em 92: ” Pedra Sobre Pedra”. Em 94: “Pátria Minha”. Em 97: ” A Indomada”. Em 99: ” Andando Nas Nuvens”. Em 2001: ” Um Anjo Caiu do Céu”. Em 2002: ” Desejos de Mulher”. Em 2003: ” Celebridade”. Em 2004: ” Senhora do Destino”. Em 2006: “Páginas da Vida”. Em 2007: ” Duas Caras”. Em 2011, “Fina Estampa”. Em 2013, “Saramandaia”. E em 2014, “Geração Brasil” e “Império”.

Em 2004, Renata Sorrah fez o papel da malvada Nazaré, em ” Senhora do Destino”, que marcou sua carreira e foi considerada uma das melhores vilãs da televisão.E seu final, atirando-se de uma ponte na cidade de Paulo Afonso,na Bahia, foi tido com sensacional.

Renata Sorrah porém, ama mais o teatro. E nele já fez mais de vinte peças. Sendo elas: ” Um Dia no Verão”, ” Medéia”, ” Jantar Entre Amigos”,” Mais Perto”, ” As Três Irmãs”, ” Noite de Reis”, ” Mary Stuart”, Shirley Valentine”, ” Encontrar-se”, “Grande e Pequeno”, ” As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant”, ” Os Veranistas”, ” Afinal, Uma Mulher de Negócio”,” A Gaivota”, “É…”, ” Vagas Para Moças de Fino Trato”, ” “Antígona”, ” Festa de Aniversário”, ” Trágico Acidente Destronou Teresa”, ” Capeta em Caruaru” e ” Coronel de Macambira”. Renata Sorrah diz: ” O palco é meu prazer.É como se nele eu soubesse mais que na vida”.

Renata Sorrah foi casada com Carlos Vereza, Marcos Paulo,que é pai de sua única filha Mariana. Casou-se ainda com o diretor Euclydes Marinho.Teve romances com os atores André Gonçalves, Roberto Bonfim e a cantora Maria Bethânia.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação