MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RENATA PALLOTTINI


Renata Pallotini nasceu na capital paulista, em 20 de janeiro de 1931. Ela é dramaturga, poetisa, ensaísta, e tradutora.

Seus estudos: Renata Pallotini formou-se em Filosofia Pura, na PUC- Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo;formou-se em Direito, na USP- Universidade de São Paulo, fez cursos de teatro nos Cursos Livres, na Sorbonne Nouvelle, em Paris, fez Dramaturgia e Crítica, na EAD- Escola de Arte Dramática de São Paulo

Renata Pallotini é doutora, pela ECA/USP- recebendo o título de 1982.

Suas obras, como dramaturga:” A Lâmpada”;” Nu, para Vinícius”, que escreveu em parceria com Lauro César Muniz;” O Exercício da Justiça”;” O Crime da Cabra” “ O Escorpião de Numância”, baseado em Cervantes,” A História do Juiz”;” Serenata Cantada Aos Companheiros”; “ Colônia Cecília”;” Enquanto se Vai Morrer”, “ Lulu” e outros.

Textos feitos com outros autores:” Os Setes Pecados Capitais: Luxúria, Gula, Preguiça, Inveja, Ira, Soberba, Avareza”, escrita com: Eudinyr Fraga, Moysés Baustein, Myryan San Juan, Lúcia Godoy, Aroldo Macedo e Renata Pallotini; “Bocas da Cidade”,cinco peças de um ato cada, escrita por: Ney Gomide, Tito de Alencastro, Jorge Miguel Marinho, Mah Luly e Renata Pollotini.

Adaptações e traduções: Renata já traduziu inúmeros trabalhos,destacando-se a peça: “ Hair”. Como adaptação se destaca: “ Sagarana”, reunião de vários livros de Guimarães Rosa.

Prêmios recebidos: Prêmio Molière e Prêmio Governador do Estado, como Melhor Texto, por “ A Cabra”. Prêmio Anchieta da Comissão Estadual de Teatro, como Melhor Texto Teatral, por” Escorpião da Numãncia”. Prêmio de Melhor tradução da União Cultural Brasil- Estados Unidos, por “ Hair”.Prêmio Associação Paulista dos Críticos de Arte- APCA- como Melhor Tradução, por: “Lulu”. E vários outros prêmios.

Renata Palottini fez vários trabalhos para a televisão brasileira.

Apesar de sua intensa atividade em teatro, em televisão, seus livros escritos, seus prêmios merecidamente recebidos, Renata Pallotini, que é professora universitária e tem atividades políticas, confessa que seu maior prazer e maior entrega é a poesia. É como poetiza que ela se diferencia como criadora e grande mulher.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação