MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


REBELLO JR.


Manoel Bittencourt Rebello Junior éo nome de Rebello Junior. Ele nasceu em 16 de setembro de 1917. Seus pais eramManoel Bittencourt Rebello e dona Sebastiana Nogueira de Lima. Antes de entrarem rádio, o rapaz fez um pouco de tudo. Foi bibliotecário, vendedor derádios, máquinas de lavar roupa, automóveis, dono de tipografia e corretor depublicidade. De temperamento emotivo, sensível, logo, porém, percebeu que suaverdadeira profissão seria no campo da comunicação. E começou suacarreira artística em 1934, na Rádio Cruzeiro do Sul, de São Paulo. Eralocutor comercial e de programas variados. Depois esteve na Rádio Cosmos, naRádio Difusora de São Paulo. E foi nessa emissora que começou realmente suacarreira de grande comunicador de esportes. Venceu um concurso para locutor deturfe, sem nunca ter ido a um hipódromo. Mas, com persistência,convenceu adiretoria da emissora a irradiar as partidas de futebol. Criou um estilo e ficouconhecido como :”O homem do gol inconfundível”, tal a extensão quedava ao “gol”que gritava. E era assim:”Goooooooooooooooooool!”.A Rádio Difusora foi então comprada pelas Emissoras Associadas, que já tinhama Rádio Tupi. E Rebello Junior, além de esportes, comandava programas deauditório, programas humorísticos, como : “Expresso daAlegria”; “Futebol em Família”.

Sempre apaixonado por política, ajudou aeleger o governador Adhemar de Barros, depois do quê, transferiu-se para aRádio Bandeirantes e , aos 29 anos, acumulou as funções de locutor, titularde esportes e diretor-presidente. Conseguiu em pouco tempo levar a emissora ao1º lugar, dentre as emissoras.E o faturamento também aumentou. e muito. Foi umsucesso. A Bandeirantes, que funcionava na Rua Líbero Badaró, foi transferidapara a Rua Paula Souza, em prédio remodelado, com auditório e tudo. Rebellocontratou artistas nacionais e internacionais. Fazia shows, atraindo grandepúblico.

Da Bandeirantes, Rebello Junior passoupara a Rádio Cultura, Rádio Tupi do Rio, Rádio Nacional, TV Paulista. Depoisesteve dirigindo a Subestação de TV da Paulista, que era a TV Santos enovamente voltou à Bandeirantes.

Rebello Junior foi também um granderedator . E escrevia de tudo: um comercial, um plano para apresentação para umanunciante, um comentário esportivo, um quadro humorístico, uma peça derádio-teatro. Fazia tudo muito bem. Redigia colunas para jornais, tendo escritopara os Diários Associados de São Paulo e Rio de Janeiro, para osJornais Shopping News, City News, Jornal da Semana.

Embora apaixonado por política, nunca secandidatou. Fez, porém o curso de Direito da USP, no Largo de São Francisco,que terminou em 1965. Esse curso ele o havia iniciado quando jovem, mas ointerrompeu , pelos seus tantos afazeres, só vindo a terminar em 65, como ditoacima. E foi oferecê-lo a Prestes Maia, que se achava hospitalizado. Rebellolançou a “Bandeira Paulista Contra a Tuberculose”, idealizada pordona Leonor Mendes de Barros, a quem ele muito admirava.

Rebello Junior foi casado com dona Ruth eeles tiveram dois filhos: Manoel e Ruth. Em segundas núpcias, Rebello casou-secom a atriz Daisy Fonseca, que estava com 23 anos. E eles também tiveram 2filhos: Marco Antônio e Regina Maria.

Rebello Junior faleceu em SãoPaulo, em 3 de abril, de 1970. Foi um profissional excelente, dinâmico,versátil, conhecia a fundo tanto o rádio , como a televisão. Querido,considerado, respeitado por todos. Seu nome, por tudo isso, jamais seráesquecido no cenário artístico nacional.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação