MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RATINHO


Carlos Roberto Massa é o nome inteiro docomunicador conhecido por Ratinho. Ele nasceu em Äguas de Lindóia, interior doestado de São Paulo, em 15 de fevereiro de 1956. Ele é chamado deRatinho desde a infância.pois, segundo consta, dava sumiço às bolas defutebol, quando jogava na várzea com os amigos meninos. Parecia um ratinho,pois era rápido e pequenino. Ele nasceu na divisa entre São Paulo e MinasGerais , mas foi no estado do Paraná, que viveu toda a sua infância ejuventude e onde fez grandes amigos. Foi lá também onde começou sua carreirade locutor e apresentador. Uma das cidades em que sempre está e praticamentemora é Jandaia do Sul e é Curitiba, a cidade que ele adora. Só está em SãoPaulo, quando os compromissos o obrigam. Seu início de trabalho foi naemissora C.N.T., que passa em todo o Brasil com esse título e em São Paulo,como CNT-Gazeta. Nessa emissora ele lançou o programa, já com as raízes dascaracterísticas que manteve sempre,e que se chamava:”190 Urgente”.Depois passou para a TV Record, e fez muito sucesso, com os programas:”Ratinho Livre” e “Ratinho Show”. Depois foi pra oSBT, e aí seu sucesso foi absoluto. O “Programa do Ratinho”esteve noar de 1998 a 2006. Havia de tudo no seu show de estrepolias: comediantes,cantores convidados, e encontro entre pessoas do povo, que iam discutir casos defamília, inclusive dúvidas sobre paternidade, com requisição e exibição deatestados de DNA, o que resultava , muitas vezes, em pancadarias públicas.Ratinho causou nesse tempo muita polêmica e houve muita gente que o acusou depagar por aquelas pantomimas Para dar credibilidade ao que exibia,fazia-se sempre acompanhar por um advogado de família, que acabou se elegendovereador paulistano, o dr Farah , conhecido como “Advogado doRatinho”.

Seu programa “Programa doRatinho” perdeu audiência e então Silvio Santos o trocou várias vezes dehorário e de nome. Ratinho, por seu temperamento forte, por sua retóricacontundente, pelo seu jeito desabrido, foi muitas vezes processado e conseguiudesafetos, entre os quais Jorgina de Freitas, acusada de ter fraudado oINSS,a quem ele chamou em público de: biscate.

Apesar disso, no entanto, foram muitas asobras que fez, e muitos os desvalidos que ajudou, tanto que conseguiu se elegerdeputado federal, pelo PRN, na década de 90. Seu filho, Carlos RobertoMassa Junior também entrou para a política, tendo sido eleito deputadoestadual pelo PPS, em 2002, aos 21 anos de idade.

A partir de 2007, Ratinho passou aapresentar o :”Jornal da Massa” e o “Você é oJurado”. Apesar de todas as suas “extravagâncias”, averdade é que Ratinho faz falta na televisão brasileira, por seu umapresentador inteiramente diferente dos demais.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação