MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RAIMUNDO LOPES


Raimundo Lopes, cujo verdadeiro nome era José Lopes, nasceu na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, em 13 de janeiro de 1915.

Estreou no Radio escrevendo radionovelas de sucesso, na Rádio São Paulo, em 1941. Escreveu também para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Teve vários sucessos como “O Passado Não Volta”; “Um Lírio na Correnteza” e “Legião dos Esquecidos”.

Na Televisão, seu primeiro trabalho como autor foi em 1966, quando escreveu a histórica telenovela “Redenção”, na TV Excelsior de São Paulo, protagonizada por Francisco Cuoco e que por muitas décadas foi a novela mais longa da televisão brasileira com 596 capítulos, dirigidos por Waldemar de Moraes e Reynaldo Boury. “Redenção” foi eleita a novela do ano, em 1966, ganhando o Troféu Imprensa.

Em 1968, Raimundo Lopes levou o seu grande sucesso radiofônico “Legião dos Esquecidos” para o canal 9 de São Paulo, novamente com  Francisco Cuoco, agora ao lado de Regina Duarte, com direção também de Waldemar de Moraes.

Na década de 1970, escreve duas novelas para a TV Record, canal 7 de São Paulo: “Pingo de Gente” em 1971 e “Sol Amarelo” em 1972,  onde reencontra Waldemar de Moraes.

Na TVS, depois SBT, na década de 1980, escreve 4 novelas: “Destino”; “A Força do Amor”; “A Leoa” e “Conflito”, todas elas adaptações de novelas latinas que foram dirigidas por Waldemar de Moraes, Antonino Seabra e David Grimberg.

Seu último trabalho como autor foi a novela “Vida Roubada”, exibida em 1984 pelo SBT.

Raimundo Lopes sofria de câncer no pâncreas e faleceu em 28 de março de 1999, em São Jose dos Campos, no Vale do Paraíba, e seu corpo foi sepultado na cidade de Caçapava.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação