MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RAFINHA BASTOS


O nome completo de Rafinha Bastos é Rafael Bastos Hocsman. Ele nasceu em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em 5 de dezembro de 1976. Ele é jornalista e comediante. Formou-se em jornalismo pela PUC , do Rio Grande do Sul. Após a conclusão do curso, viajou para os Estados Unidos, com o desejo de ser jogador de basquete, esporte que praticou profissionalmente até os 25 anos. Em 1999, competiu na Liga Universitária Norte-Americana, pela Universidade de Nebraska. Foi naquele país que ele tomou contato com o ” Stand-Up Comedy”, o chamado ” Humor de cara limpa”. E resolveu também criar uma página na internet, para se comunicar com os amigos brasileiros, que se chamava: ” Página do Fafinha”.

O site de Rafinha cresceu a acabou sendo incorporado pelo ” portal Globo.com.” Hoje o site se encontra no portal Terra.

Em 2002, já de volta ao Brasil, Rafinha ficou morando em São Paulo,e começou a apresentar programas na internet. Ele trabalhou na All TV. Também entrou no mercado publicitário e participou de campanhas como o Club Social, Volkswagen, Vivo, Nova Schin e outras.

Também começou a atuar em palcos, pois sempre gostou de teatro.Em 2004, fez ” Mondo Canne”; Em 2005: ” Stand Up”. Em 2007, na Rádio 89 FM de São Paulo, passou a apresentar o programa” Privê 89″, que misturava humor e erotismo. Foi também o mestre de cerimônias do espetáculo: ” Improvável” e atuou na série “Mothern”, do canal GNT.

Foi um dos apresentadores do programa: ” Custe o Que Custar-CQC” na Rede Bandeirantes, até o final de 2011, quando fez uma “piada” com o filho da cantora Wanessa Camargo, que ainda nem havia nascido. A piada foi considerada ofensiva e gerou polêmica na classe artística. Rafinha acabou afastado da bancada do CQC, pedindo demissão da emissora logo após o fato.

Ainda na Band. entre maio de 2010 e outubro de 2011, apresentou também o “A Liga”.

Em 2012, assinou contrato com a RedeTV! para apresentar e ser produtor executivo, aos domingos à noite, do programa “Saturday Night Live Brasil”, baseado num formato de muito sucesso, importado dos Estados Unidos. O programa não foi bem de audiência e logo saiu do ar. Rafinha então dedicou-se aos projetos na internet e ao reality show “A Vida de Rafinha Bastos”, no canal pago FX.

Em 2013, retorna como convidado especial em algumas edições do programa “A Liga”, e no início de 2014 foi anunciado como novo apresentador do talk-show “Agora é Tarde”, após a ida de Danilo Gentilli para o SBT. Em 2015 o programa foi cancelado e Rafinha deixou a Band definitivamente.

Fora das telas, em 2010, ao lado de Gentili e do produtor Italo Gusso, abriu o primeiro comedy club do Brasil, chamado “Comedians Club”.

E em 2011, foi eleito a personalidade mais influente do Twitter, pelo jornal americano New York Times.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação