MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


RAFAEL PUGLIELLI


Rafael Puglielli sempre trabalhou em rádio e televisão com seu nome verdadeiro.Ele nasceu na capital paulista, em 21 de janeiro de 1917. Desde cedo gostou de música e estudou piano. E não teve outra profissão que não fosse ligada às artes.

Foi pianista,maestro,compositor e professor de piano. Filho de Puglielli, professor de piano,casado com Branca Puglielli, pai de Mario Puglielli e Yara Maria Puglielli Lotito. Pianista e Maestro oficial da Orquestra Municipal de São Paulo. Regente de primeira linha, além de professor de piano.Grande compositor de músicas e arranjos de nomes como destacados.

Iniciou sua carreira em rádio,como pianista. na Rádio Cosmos, emissora que depois passou a se chamar América. Foi no ano de 1943 e ele já foi considerado bom e recebeu um salário alto, para a época, de CR$650.000 mensais. E ele, depois de dois ou três anos, transferiu-se para as Emissoras Associadas de São Paulo, que eram as Rádios Tupi e Difusora de São Paulo. E foi aí, em 1950, que foi inaugurada a primeira emissora de televisão do Brasil, a TV Tupi. Esta foi inaugurada a 18 de setembro desse ano.

No dia 18 de setembro daquele ano, no dia da inauguração oficial da emissora de televisão, houve um programa festivo, chamado: ” Festa na Taba”. Nessa programação, como não podia deixar de ser, foram colocados os principais itens das emissoras de rádio que ali existiam. E como o rádio naquele tempo, dava muita importância à música e mais ainda a música clássica e instrumental, Rafael Puglielli, elegante, moço e ótimo pianista, foi colocado para fazer um solo de piano. Devidamente trajado, o rapaz fez bonito e mostrou que a emissora que nascia, tinha o que mostrar.

Rafael Puglielli era maestro, além de pianista. E, por amor à música, colaborou a ajudou muitos cantores. Uma delas foi a cantora Maysa.Comentava-se: ” Claro que Maysa é uma grande cantora, compositora e tudo o mais. Mas se esquecem dos brilhantes arranjos de Rafael Puglielli, seu maestro, que lhe deu um tratamento orquestral diferenciado. colocando instrumentos como harpa, oboé, instrumentos diferentes em cada faixa. Maysa perderia muito, sem aquela moldura”.

O cantor Almir Ribeiro, em sua primeira gravação, também teve o arranjo do maestro Puglielli. O maestro também gravou músicas importantes, como: ” Por Causa de Você”, de Tom Jobim, ” Chove lá Fora”, e inúmeras outras.

Na Televisão Tupi, Puglielli era o regente do grande programa: ” Antárctica no Mundo Dos Sons”. Depois ele foi para a TV Paulista, mais tarde TV Globo, onde fez outro grande programa: ” Quando Os Maestros se Encontram”.

O maestro Rafael Puglielli é falecido. Deixa irmã Marina Puglielli Rovito. Sua esposa Branca Puglielli também falecida. Filho Mario Puglielli, Filha Yara M Puglielli Lotito. Netos:Claudia R.Puglielli Lotito que estudou e toca piano, Simone C. Puglielli Lotito que estudou violão, Luciana M.Puglielli, Lotito Rodrigues que estudou e toca piano. Bisnetos: Sofia A Lotito Rodrigues e Miguel A Lotito Rodrigues.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação