MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PLINIO PAULO FERNANDES


Plinio Paulo Fernandes nasceu em São Paulo em 13 de setembro de 1949.

Começou como office boy na Produção Geral da TV Excelsior em 1965, que era comandada por Silvio Luiz, passando depois pela área de Projeção.

Em 1969, na TV Record, onde era levado pelo tio, o diretor de TV Salvador Tredice, se torna câmera man, estreando no programa “Pullman Jr.”, que era apresentado por Cidinha Campos.

Vai para a Teledramaturgia da Record, onde participa de grandes sucessos da emissora como “As Pupilas do Senhor Reitor” em 1970 e “Os Deuses Estão Mortos” em 1971.

Chega a TV Tupi em 1972 como cinegrafista  e trabalha em grande sucessos da emissora como “Ídolo de Pano” de Teixeira Filho com direção de Henrique Martins e supervisão teledramatúrgica de Carlos Zara.

A partir de “A Viagem” de Ivani Ribeiro, em 1975, se torna também diretor de TV, e com “Tchan, a Grande Sacada” em 1976 passa a co-dirigir várias novelas, se transferindo com o fim da TV Tupi para a TV Bandeirantes, onde dirige “Cara a Cara”; “O Todo Poderoso”; “Os Imigrantes”; “Os Adolescentes” e “Campeão”.

Na TV Globo trabalhou na direção das novelas “O Direito de Amar” e “Mandala”, se transferindo para a TV Manchete em 1989 para dirigir “Kananga do Japão”. Em 1997 volta para a TV Bandeirantes e em seguida dirige as novelas “Serras Azuis” e “Meu Pé de Laranja Lima”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação