MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PIOLIN


O verdadeiro nome de Piolin era Abelardo Pinto. Era filho de Galdino Pinto, também palhaço. Toda a sua família trabalhava em circo. Ele nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, em 27 de março de 1897.

Seu pai Galdino, morava na cidade de Resende, no Rio, quando um circo passou lá e ele o seguiu. Estava com quinze anos de idade. Vinte anos depois, voltou à cidade e se casou com Clotilde Farnesi. Casaram-se e ela se transformou em elegante artista equestre. Galdino tornou-se empresário, dono de seu próprio circo. Seu primeiro pavilhão foi o ” Circo Americano”. Piolin, que era então Abelardo, como toda criança de circo, logo começou a aparecer no picadeiro e ao lado de seu irmão Anquises fazia número de bicicleta. Além disso, participava da pequenas peças que completavam os espetáculos.

Ganhou o apelido de Piolin, de um trabalhador do circo, que reparou que o menino tinha pernas finas e era espanhol. Piolin quer dizer: bastante fino.

O trabalho mais profissional de Piolin, começou em São Paulo, junto com seu pai, em 17 de março de 1913. Piolin era excelente cômico, mas era também acrobata e equilibrista. Durante muitos anos foi considerado o principal artista de circo.

E ele também trabalhou em televisão. Esteve na TV Tupi de São Paulo, onde ficou por mais de um ano, e apresentou o programa”Cirquinho do Piolin”. Participou ainda em cinema no filme: “Tico Tico no Fubá”.

Na ” Semana de Arte Moderna”, de 1922, que aconteceu em São Paulo, Piolin participou e ganhou a amizade e o respeito de grandes intelectuais e artistas da época, como Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Anita Malfatti. Eles o cognominaram como “Rei dos Palhaços”.

Na capital paulista, Piolin viveu uma fase muito importante de sua vida, quando seu circo estava no Largo Paissandu, e ali ficou por cinco anos.Como ele já era conhecido e respeitado, o público afluia e todos queriam vê-lo.

Ele tornou-se tão famoso, que o dia de seu nascimento, 17 de maio, ficou designado como o Dia Nacional do Circo.

Piolin morreu em São Paulo em 04 de setembro de 1973, aos 76 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação