MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PERRY SALLES


Perilúcio José Salles de Almeida nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 06 de março de 1939.

Era filho adotivo da atriz Yara Salles e começou a carreira de ator com o nome de Perry Salles em 1958, participando do espetáculo “Chá e Simpatia”. Vieram depois importantes peças teatrais como “O Processo de Jesus”; “Timbira”; “Nascida Ontem”; “O Filho de Deus”; “Elas Atacam Pelo Telefone”; “Os Fantástikos”; “Os Sete Gatinhos”; “O Homem do Princípio ao Fim”; “Quarenta Quilates”; “À Flor da Pele”; “Abelardo e Heloisa”; Verso & Reverso” e “Lição de Anatomia”.

No Cinema ele surgiu em 1961, na comédia “O Dono da Bola” e depois atuou em 1962 no policial “Assassinato em Copacabana”. Foi a partir de 1973, quando estrelou ao lado de Vera Fischer , com quem era recém casado, o filme “A Super Fêmea”, que Perry Salles se transformou em um importante nome do cinema nacional.

A partir daí pode ser visto em “As Mulheres Que Fazem Diferente”; “O Marido Virgem”; “As Delícias da Vida”; “Intimidade”; “O Efeito Ilha”; “Cinderela Baiana” e “Espelho d’Água”, o último em 2004. Como diretor esteve à frente de duas produções, que foram “Intimidade” em 1975 e “Dora, Doralina” em 1982, ambos estrelados por Vera Fischer.

Em 1967, fez um pequeno papel na novela “Sublime Amor” na TV Excelsior,  e dois anos depois estava no elenco da novela “João Juca Junior” na TV Tupi. Nos anos 1970 atuou em três novelas na TV Record: “Tilim”; “Os Deuses Estão Mortos” e “O Príncipe e o Mendigo”.

Perry Salles estreou na TV Globo em 1979, como o personagem Edson na novela “Os Gigantes” de Lauro César Muniz. Em 1987, ele retorna às novelas em um importante papel, o de Laio na novela “Mandala”, na TV Globo, e alguns anos depois, em 2001, ele fez “O Clone“, no papel de Mustafá.

Seu último trabalho na Televisão foi na série “Mandrake”, no papel de Pacheco, no canal a cabo HBO, em 2004.

Perry Salles também se dedicou muito ao teatro, e por bastante tempo esteve à frente do Teatro Paiol, no centro da cidade de São Paulo.

Foi casado com a atriz Miriam Mehler de 1968 a 1972, com quem teve um filho, Rodrigo, que faleceu em 1990, em um acidente automobilístico, e com a atriz e ex-miss Brasil Vera Fischer, de 1972 a 1987, com quem teve a filha Rafaela.

Perry Salles sofreu um infarto em 2006, e a partir disso sua saúde ficou frágil, e ele faleceu em 17 de junho de 2009, aos 70 anos de idade, de um câncer no cérebro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação