MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PENA BRANCA E XAVANTINHO


A dupla de cantores Pena Branca e Xavantinho foi formada pelos irmãos: José Ramiro Sobrinho, o Pena Branca e Ranulfo Ramiro da Silva, o Xavantinho. Pena Branca, o mais velho, nasceu na cidade de Igarapava, interior de São Paulo, em 1939 e Xavantinho nasceu em Uberlândia, em 1942. Foi nessa cidade mineira que os dois foram criados, ao lado de mais cinco irmãos. Os pais trabalhavam na roça, e os meninos ajudavam. Vida simples, gente simples, mas um amor no coração: a música.

Eles começaram a cantar como dupla, em 1962, na Rádio Difusora da cidade.Escolheram a música sertaneja de raiz, da qual nunca se afastaram. Vozes muito afinadas e entrosadas. Em 1968, mudaram-se para a capital paulista. Certa ocasião, ingressaram numa orquestra de violeiros da cidade vizinha à capital, Guarulhos. E foi lá que Inezita Barroso, a grande cantora brasileira de música sertaneja os conheceu. Admirou-se logo da sonoridade dos dois e os convidou para participarem em seu programa: ” Viola, Minha Viola”. Foi aí que eles começaram a ficar conhecidos e admirados. Gravaram muitas músicas e várias fizeram sucesso, entre as quais estão: ” Vaca Estrela”, ” Cuitelinho”, ” Luar do Sertão”,” Chuá, Chuá”, “Tristeza do Zeca”, ” Calix Bento”,” Cio Da Terra”. Quem muito os apoiou e admirou foi outro grande artísta Rolando Boldrin,que os levou ao programa ” Som Brasil”, na TV Globo, em 1981.

Em outubro de 1999, morreu Ranulfo Moreira , o Xavantinho. Ainda que muito triste, Pena Branca continuou a carreira solo. E gravou sozinho, desde o ano 2000. Sua discografia então foi: ” Semente Caipira”,” Pena Branca Canta Xavantinho” e em 2008: ” Cantar Caipira”.

A dupla ganhou muitos prêmios. Ganharam em 1990:Prêmio Sharp, de ” Melhor Música”. Em 92, o Prêmio Sharp de ” Melhor Disco” e o Prêmio APCA. Em 1993, eles fizeram espetáculos nos Estados Unidos, onde também fizeram sucesso. Na carreira solo, Pena Branca ganhou o Prêmio Grammy Latino, como ” Melhor Cantor”. Essa premiação deixou o eternamente humilde Pena Branca até espantado: ” Ué, eu nunca ouvi falar disso!”.

Pena Branca faleceu em 9 de fevereiro de 2010, em São Paulo. Uma grande perda.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação