MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PELÉ


Edson Arantes do Nascimento nasceu em Três Corações, MInas Gerais, em 23 de outubro de 1940.

Filho de Dondinho do Nascimento, ex-jogador do Fluminense, e de Celeste Arantes, ele é o mais velho de dois irmãos. Recebeu o apelido de Pelé durante seu tempo de escola por conta da forma que pronunciava o nome de seu jogador favorito, o goleiro Bilé do Vasco da Gama.

Ele cresceu na cidade de Bauru, no interior de São Paulo, e jogou por várias equipes amadoras em sua juventude. Na adolescência, jogou por uma equipe de futebol de salão e ele fez parte da primeira competição de futsal na região.

Em 1956, Pelé foi para a cidade de Santos para jogar pelo time profissional do Santos Futebol Clube. Rapidamente se transformou  em um craque e foi convocado para a Seleção Brasileira de Futebol que disputou a Copa do Mundo de 1958. Ele se tornou o jogador mais jovem a disputar a final de uma Copa do Mundo.

Pelé, já conhecido como o Rei Pelé, participou também das Copas de 1962, 1966 e 1970. Esteve em quatro Copas, das quais a Seleção Brasileira venceu três delas. Ele se despediu da Seleção em 1971, em dois jogos, o primeiro no estádio do Morumbi e o segundo no Rio de Janeiro, no Maracanã.

Em 1976, ele foi contratado pelo time New York Cosmos, da North American Soccer dos Estados Unidos. Com esse contrato, ele se tornou o atleta mais bem pago do mundo e também foi nomeado para o cargo de relações públicas da empresa Warner Communications. Em 1 de outubro de 1977, Pelé encerrou a sua carreira em uma partida de exibição entre o Cosmos e o Santos.

Durante a carreira vitoriosa como futebolista, Pelé se arriscou também como ator. Em 1967, ele participou da novela “Os Estranhos” na TV Excelsior e nas décadas de 1970 e 1980, ele participou dos filmes “O Barão Otelo no Barato dos Bilhôes”; “Os Trombadinhas”; “Pedro Mico”; “A Marcha”, a co-produção internacional “Fuga para a Vitória” e “Os Trapalhões e o Rei do Futebol”.

Ele també foi tema de dois documentários: “Isto é Pelé” e “Pelé Eterno”. 

Foi comentarista esportivo nas três Copas do Mundo da década de 1990, pela Rede Globo de Televisão; ganhou o Prêmio Roquette Pinto na Categoria Esportes em 1978, e em 1980 foi eleito o Melhor Atleta do Século XX pelo jornal francês L’Equipe.

Pelé também gravou o compacto Tabelinha com a cantora Elis Regina em 1969, e em 2009, foi garoto propaganda de uma campanha publicitária da SPTuris para a cidade de São Paulo. É autor de quase 100 canções, a mais conhecida delas, o samba “Olha Lá São Paulo“.
 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação