MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PEDRO LUIZ


Pedro Luiz foi considerado por muito tempo , como o maior locutor esportivo brasileiro. Ele veio de Santos, da Rádio Atlântica, onde começou. Depois esteve na Rádio Pan-americana (futura Jovem Pan), em 1945 e passou a ser o diretor de esportes. Naquele ano , a rádio passou a pertencer às Emissoras Unidas, de Paulo Machado de Carvalho e filhos. Transformou-se então na ” emissora de esportes”, o que foi ótimo para Pedro Luiz, que era especializado em esportes.

Ele era”um solteirão”, como se dizia. Ele era bonitão, elegante, correto, preciso, com dicção perfeita e presença bonita. Mas, quando foi em 1952, Pedro Luiz casou-se com Graziela Dutra e, embora o casamentotenha sido planejado para ser íntimo, teve a nave da igreja abarrotada de fãs.O padre Irã Correia abençoou o casal e as fãs se emocionaram muito.Os padrinhos foramos diretores da emissora, exatamente Paulo Machado de Carvalho Filho e esposa.

Depois de sua saída da Rádio Pan-americana, ainda esteve nas rádios Tupi, Bandeirantes, Cultura, Gazeta, Globo e Difusora. E também trabalhou na televisão, nas emissoras Globo, Tupi, Record e Gazeta.

Esteve presente na cobertura de todas as Copas entre 1950 e 1998.

Pedro Luiz morreu em 12 de Julho de 1998, uma hora depois da derrota do Brasil para a França na final da Copa do Mundo 1998 de futebol.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação