MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PEDRO BLOCH


Pedro Bloch nasceu na Ucrânia, na cidade de Jitomir, em 17 de junho de 1924.

Veio cedo para o Brasil e naturalizou-se brasileiro. Sua família mudou-se para o Brasil, no início do século XX. Pedro Bloch estudou no importante colégio do Rio de Janeiro, o Pedro II. Depois fez a Faculdade Nacional de Medicina da Praia Vermelha, que era da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Formou-se médico e lecionou na PUC do Rio.

Sua grande vocação, porém, eram as letras. Gostava de escrever e o fez desde cedo. Embora exercesse a medicina, atendia crianças e isso o inspirou a escrever vasta literatura infantil, o que o fez famoso. Mais de 50 livros seus são dedicados ou inspirados nas crianças.

Os mais conhecidos são “Pai, Me Compra um Amigo?”; “Mãe, Cadê Meu Pai?”; “O Menino Que Inventou a Verdade”; “Um Barco Para a Lua”; “Rafa, Bom de Bola”; “Chuta o Joãozinho Pra Cá”; “Me Dá Uma Força, Gente”; “Criança Diz Cada Uma”; “A Turma da Paquera”; “Dicionário do Humor Infantil”; “O Segredo de Toquinho”; “Tim e Tom, ou Tom e Tim”; “Samba no Pé”; “Arigatô”; “Festa do Marcelo”; “Essas Crianças de Hoje”; “A Sabedoria das Crianças”; “Seu Filho Fala Bem?” e “Criança Sabe das Coisas”.

Suas crônicas também eram editadas em várias revistas brasileiras e ficaram famosas suas frases sobre crianças. Ele escrevia para a revista “Manchete”, para o jornal “O Globo” e para a revista “Pais e Filhos”.

Pedro Bloch também escreveu importantes peças de teatro, a mais conhecida delas foi “As Mãos de Eurídice”, que teve mais de 60 mil apresentações, em cerca de 45 países. Escreveu ainda a peça “Dona Xepa“, que depois transformou-se em filme nacional e em novela de muito sucesso, no horário das 18 horas, na Rede Globo de Televisão, estrelada por Yara Côrtes.

Publicou também os livros “Como Curar a Gagueira”; “Comunicação Oral da Criança e do Adulto”; “Divulgando Problemas da Voz e da Fala” e “Você Quer Falar Melhor?“. Ele fundou o Grêmio Científico e Literário.

Pedro Bloch faleceu em 23 de fevereiro de 2004, em Copacabana, no Rio de Janeiro, de insuficiência pulmonar aguda, provocada por uma pneumonia, ele estava com 89 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação