MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO UBIRATAN


Paulo Ubiratan Fontes Gaspar nasceu em 14 de janeiro de 1947, em São Paulo.

Trabalhou por anos nas Emissoras Associadas, que pertenciam a Assis Chateaubriand. Ali Paulo Ubiratan, ainda bastante jovem, fez de tudo, pois eram duas emissoras de rádio: Rádio Tupi e Rádio Difusora e duas emissoras de televisão: Tupi e Cultura, por alguns anos.

Foi lá que Paulo Ubiratan amadureceu seus conhecimentos e se tornou um homem de televisão.

Quando estava com 30 anos, e já preparado no mundo da TV, passou para a Rede Globo de Televisão e foi ser produtor e diretor de novelas. Isso foi no ano de 1978.

Na TV Globo dirigiu as novelas “Sinal de Alerta”, “Feijão Maravilha”, “Água Viva”, “Coração Alado”, “Baila Comigo”, “Sétimo Sentido”, “Elas por Elas”, “Final Feliz”, “Louco Amor”, “Guerra dos Sexos”, “Eu Prometo” e”Champagne”. Ao todo dirigiu 12 novelas, de 1978 a 1983.

Em 1986, Paulo Ubiratan passou a diretor de núcleo, cargo considerado o mais elevado dentro da teledramaturgia global. No mesmo ano,  já como diretor de núcleo, dirigiu as novelas “Roda de Fogo”; “O Salvador da Pátria”; “Tieta”; “Riacho Doce”; “Meu Bem, Meu Mal”; “Pedra Sobre Pedra”; “Tropicaliente”; “O Fim do Mundo”; “Anjo de Mim”; “A Indomada” e “Por Amor”.

Ubiratan foi casado com a atriz Natália do Vale, de 1981 a 1986, e depois com a jornalista Valéria Monteiro, de 1989 a 1992, com quem teve a filha Vitória.

Paulo Ubiratan faleceu em 28 de março de 1998, com apenas 51 anos de idade, no Rio de Janeiro, vitimado por um infarto fulminante.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação