MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO PLANET BUARQUE


Paulo Planet Buarque é filho de Paulo Marcondes Buarque e Jacira Gioia Planet Buarque. Ele jornalista, ela prendas domésticas. Paulo nasceu aos 8 de outubro de 1927, na capital paulista. A vida foi difícil, pois os pais eram separados. Paulo tem mais dois irmãos. Mas os estudos foram bons, sempre ótimos colégios, Paulo acabou por fazer Direito na Pontifícia Universidade Católica – PUC, de São Paulo, onde formou-se em 1954.

Seu primeiro emprego foi como office-boy e em verdade nunca deixou de trabalhar, pois precisava colaborar com a renda familiar. Começou em jornalismo ainda muito jovem. Apresentou-se sozinho ao “todo poderoso” Assis Chateaubriand, e conseguiu emprego no mesmo dia. Foi ser “foca”, nome dado aos jornalistas em começo de carreira. Sua primeira missão foi cobrir uma greve de padeiros. Foi assistir, conversar, depois escrever, relatar e entregou quatro laudas sobre o assunto e, qual não foi seu espanto, quando viu que no dia seguinte, abaixo da foto da greve, aparecia apenas a frase: “padeiros em greve”. O rapaz se espantou, mas aprendeu.

De sua atividade jornalística, que aconteceu por muito tempo, passou ao rádio. Tinha uma bela voz e boa dicção. Foi contratado pela Rádio Record, na área de esportes. Fazia uma crônica diária e a lia, para os ouvintes, isso na Rádio Panamericana, que era parte das “Emissoras Unidas” de Paulo Machado de Carvalho. Depois foi ser comentarista de futebol na Rádio Bandeirantes. Participou na época, de duas Copas do Mundo.

Depois foi para a televisão, sempre como comentarista, em substituição a Leônidas da Silva. Continuou em cargo relevante, indo à várias Copas do Mundo. Mas aí já não se dedicava somente à crônicas esportivas. Passou a apresentar, com muito gabarito, o programa: “Alianças para o sucesso”. Ali se apresentavam três casais. Um conhecido pelo público, outros dois, convidados entre telespectadores; e havia uma competição com perguntas, que objetivavam perceber o quanto o marido conhecia a esposa, e vice-versa. Verdadeiro sucesso. Esquema que aliás, existe até hoje em alguma emissora brasileira. Esse programa durou dez anos.

Paulo Planet apresentou: “Ouça a mais bela voz”, com cantores de nome. Mas continuou no esporte, e esteve várias vezes trabalhando no exterior. Sempre muito criativo e inteligente, foi homenageado pela N.B.C. de Nova York, e pelo Telesistema Mexicano, quando teve que apresentar um programa todo em espanhol. Paulo Planet também enveredou pela política e foi eleito Deputado Estadual por duas vezes. Foi depois presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, onde por muitos e muito anos, foi conselheiro. Criatura de “altos e baixos”, como ele mesmo diz, em verdade Paulo é um gentleman. Sensível, educado, tranqüilo, está em seu segundo casamento com Maria Isabel, há mais de25 anos.

Tem filhos e os netos vão acontecendo. Esse é o elegante Paulo Planet Buarque, que ainda trabalha em sua banca de advocacia, e que sempre se mostra agradecido por tudo que tem, dizendo: “Sempre tive mais do que merecia”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação