MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO PINHEIRO


Paulo Pinheiro nasceu em Espirito Santo do Pinhal, interior de São Paulo,  em 02 de abril de 1932.

No Teatro estreou trabalhando no palco do TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, em 1955, no espetáculo “Maria Stuart”.  Faz ainda outros importantes trabalhos como em “A Casa de Chá do Luar de Agosto” e “Pedreira das Almas” de Jorge Andrade.

Na TV Cultura, ainda na fase dos Diarios Associados, trabalhou nos programas “Sombras do Terror” com Gaetano Gherardi e “Encontro com a Vida” ao lado de Raul Roulien.

Atuou no “Teatro da Juventude” na TV Excelsior de São Paulo e fez teatro infantil na TV Bandeirantes logo no início da amissora.

Foi ator na TV Tupi na novela “O Mestiço” de 1965, de Claudio Petraglia com direção de Wanda Kosmos. Mas antes fez na TV Paulista a novela “Tortura D’Alma” e depois “As Chamas que não se Apagam”, novamente na Paulista.

Depois trabalhou na TV Globo em “Sinhazinha Flô”; “Gina”; “A Sucessora”; “Cabocla”; “Água Viva”; “Voltei Prá Você” e “A Gata Comeu”. Com Geraldo Vietri foi para a TV Manchete e seu último trabalho na TV foi na novela de Manoel Carlos, “Felicidade” em 1991.

No cinema atuou dirigido por Carlos Coimbra em “Independência ou Morte”; por Carlos Hugo Christensen em “Caigangue, a Pontaria do Diabo” e depois atuou ao lado de Mazzaropi em “A Banda das Velhas Virgens” e “”O Jeca e a Égua Milagrosa”.

Foi também dublador e faleceu em 19 de janeiro de 1995, na capital paulista, em virtude de uma hepatite, aos 62 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação