MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO MARKUN


O nome de Paulo Markun é Paulo SérgioMarkun. Seu nascimento foi em 7 de setembro de 1952, em São Paulo.

Rapaz semprecomportado, formou-se em jornalismo, tendo estudado na ECA- Faculdade importanteda USP. Formou-se em 1974. Antes mesmo de se formar, atirou-se ao jornalismo. Em1971 trabalhou no Diário Comércio e Industria, na função de repórter. Nessemesmo ano trabalhou também no O Estado de São Paulo. Em 1972 passou aser repórter especial da Folha de São Paulo e logo subchefe de reportagem.

Em1975 já era chefe da sucursal SP do Jornal Opinião. e chefe de reportagem daTV Cultura. Depois foi repórter especial da Folha de São Paulo, editor-chefedo Jornal do Povo Piracicabano, repórter de O Globo, assessor de imprensa dosenador Orestes Quércia, editor geral do Jornal da República, coordenador desucursais de O Globo, repórter do O Fantástico apresentador e editor da SãoPaulo na TV Abril- Vídeo, apresentador do SPTV – TV Globo, apresentador eeditor do Oito e Meia, da TV Bandeirantes, supervisor de jornalismo da TVRecord. Havia então ingressado inteiramente na televisão, comojornalista, é claro. Não deixou,porém, a imprensa escrita, sua origem. Foidiretor responsável da Revista Pasquim,da Revista Imprensa. Foi editorcontribuinte da revista Playboy, coordenador da campanha para governador deMário Covas, em 1990.

Tornou-se então sócio proprietário da DeadlineProduções. Em 1992 coordenou a campanha de Emerson Kapaz. Passou a apresentaro programa Amanhã , da TV Record e depois foi apresentador do Noite eDia, da TV Manchete e do Jornal da Manchete. Em 1995 foi o diretorresponsável da Revista Radar, diretor responsável do Jornal do Norte, deManaus, repórter especial da TV Globo. Aí voltou para São Paulo e ingressoudefinitivamente na TV Cultura, onde foi apresentador de Negócios eSoluções e depois do Roda Viva, programa de jornalismo eentrevistas, considerado o mais importante da televisão brasileira, queestá no ar há 18 anos, e traz as maiores personalidades brasileiras eestrangeiras.

Entre 2007 e 2010, Paulo Markun foi indicado para apresidência da Fundação Padre Anchieta, tendo alcançado então o maisalto cargo daquela entidade. Depois, foi contratado pela TV Gazeta, para voltar a atuar como jornalista.

Além de sua larga experiência, como repórter,jornalista, editor, diretor, etc, dentro da imprensa escrita e televisionada,Markun exerceu vários cargos relevantes, junto à entidades governamentais.Também publicou vários livros e ganhou muitos prêmios. Em 1983 ganhou oprêmio APCA, como melhor apresentador de TV.

Ganhou Menção Honrosa,pelo documentário Timor Lorosae- o nascimento de uma nação. Foi finalista doPrêmio Jabuti, com Anita Garibaldi- uma Heroina Brasileira. Paulo Markunpublicou os livros: Dom Paulo Evaristo Arns- o cardeal do povo; Mariel Mariscott-a máfia manda flores; Vlado; Como Perder as Eleições; Anita Garibaldi- umaheroina brasileira’; Muito Além de um Sonho;1961-Que as armas nào falem; OSapo e o Príncipe; Meu Querido Vlado; O Melhor da Roda Viva, em três ediçõesdiferentes, todas em 2005 .

A vida de Paulo Markun, tão repleta de sucessos ,prêmios e glórias, teve também momentos difíceis. No tempo da ditaduramilitar do Brasil, uma semana antes da prisão e morte trágica de VladimirHerzog, Paulo Markun também foi preso. Ele era grande amigo de Vlado, como eleo chamava e militante das causas de esquerda. Foi por isso queMarkun escreveu dois livros sobre essa fase, que marcou muito sua vida, como jornalista, como homem de opinião.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação