MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


PAULO MACHADO DE CARVALHO FILHO


Paulo Machado de Carvalho Filhonasceu na capital paulista, em 25 de abril de 1924. Seu pai era PauloMachado de Carvalho, inesquecível empreendedor e criador da Rede deEmissoras Unidas de Rádio e Televisão. Ele é o mais velho dos filhos eé conhecido como Paulinho. E isso se deve principalmente porque começou atrabalhar ao lado do pai, ainda meninote, aos 16 anos de idade.

A emissoraprincipal do pai era a Rádio Record, que ficava bem no centro da cidade,na rua Quintino Bocaiúva, esquina da rua Direita. E tinha uma programaçãomusical muito boa. O pai de Paulinho, porém, queria mais e adquiriu de Oduvaldo Viana a Rádio Panamericana, que tinha apenas um ano de existência. EPaulo Machado mandou os filhos para lá. Paulinho, Alfredo e Tuta. Paulinho, omais velho, estava com 20 anos. E logo ele convenceu o pai a fazer ali umaemissora de esportes. Alguns anos depois, mudaram o nome para JovemPan. E a rádio foi de vento em popa, nas mãos dos guris, seusproprietários E anos mais tarde passou a pertencer somente a Antônio Augusto,o Tuta.

Paulinho passou então para a direção da Rádio e TV Record,em 1952,onde ficou por toda a vida, isto é, até 1990, quando foram vendidas as açõesdas emissoras, para o grupo do bispo Edir Macedo. Paulinho começou portransferir as Unidas para uma grandeconstrução na Avenida Miruna , perto do Aeroporto de Congonhas. Paulinhoesteve a frente dos negócios, por 60 anos ininterruptos. Foi também um empresário de grande visão, tendo trazido ao Brasil algumas das maiores referências da música internacional de todos os tempos como Louis Armstrong, Nat King Kole e Sammy Davis Jr.

Paulinho é considerado um dos personagens mais importantes da história da comunicação brasileira. Viveu um tempo em que a TV ainda não existia, e o rádio mexia com a emoção do povo. Mas quando a televisão chegou ao país, no início da década de 50, e a TV Record foi inaugurada em 1953, Paulinho foi responsável pela contratação de grandes artistas, implantação de programas e planejamento da grade de programação. Época de glamour, em que se fazia tudo por idealismo e praticamente ao vivo.

Paulinho, torcedor fanático do São Paulo Futebol Clube, embora fosse odiretor geral, estava por dentro de tudo e teve participação decisiva na criação de programas que fizeram história na TV brasileira, como:” Família Trapo”,”Jovem Guarda” e “O Fino da Bossa,” e na organização dos Festivais Musicais da Record, que monopolizaram as atenções no final dos anos 60.

Paulo Machado de Carvalho Filho foi o primeiro presidente da ABERT- AssociaçãoBrasileira das Emissoras de Rádio e Televisão.

Em 1967 Paulinho ganhou o prêmioPersonalidade de Vendas, da ADVB- Associação dos Dirigentes de Vendas eMarketing do Brasil. E, em 2007, publicou o livro: “Histórias… que ahistória não contou”,com recordações de sua longa vida, no comandodas importantes Emissoras Unidas de Rádio e Televisão.

Faleceu aos 86 anos de idade, em 14 de Setembro de 2010, poucos dias antes da televisão brasileira completar sessenta anos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação